Instrumento de Vigilância e Rastreio para Detecção de Atraso no Desenvolvimento Infantil em Formato de Aplicativo Móvel: Revisão da Literatura

Autores

  • Flávia Monteiro Pereira Pontificia Universidade Catolica Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Rastreio, Vigilância, m-Health

Resumo

Este estudo investigou o uso de instrumentos de monitoramento e rastreio para atraso do desenvolvimento infantil por meio tecnologia móvel através de uma revisão sistemática. Além disso, objetivou-se caracterizar as metodologias utilizadas, amostras de participantes, se clínicas ou não, contexto de pesquisa bem como a finalidade do uso instrumento. Foi realizada a busca de artigos, por três juízes, nas bases de dados indexadas na BVS, PUBMED/MEDLINE e APA PsyNET. Utilizaram-se as recomendações da Declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses para essa revisão. A partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados seis artigos. Apenas um dos estudos não envolveu amostra clínica, três estudos com utilização de instrumentos de rastreio e três com instrumentos de vigilância, 5 realizados no contexto da saúde e 1 em universidade. Conclui-se que mais estudos sejam necessários, especialmente para avaliar o impacto do uso de instrumentos de monitoramento e rastreio para atraso no desenvolvimento infantil em formato de tecnologia móvel

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Rastreio, Vigilância, m-Health

Referências

Referências Bibliográficas:

AAP; Bright Futures. (n.d.). Guidelines for Health Supervision of Infants, Children, and Adolescents, 77–113. Retrieved from https://brightfutures.aap.org/Bright Futures Documents/BF4_HealthyDevelopment.pdf

AAP; Identifying Infants and Young Children With Developmental Disorders in the Medical Home: An Algorithm for Developmental Surveillance and Screening. (2006). PEDIATRICS. https://doi.org/10.1542/peds.2006-1231

Accardo PJ, Whitman BY, Behr SK, Farrell A, M. E., & Morrow-Gorton. (2003). Dictionary of Developmental Disabilities (2nd ed). Paul H. Brookes Publishing.

American Psyquiatric Association. (2014). DSM-V. Manual Diagnóstico E Estatístico De Transtornos Mentais - DSM-V. https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596.744053

Becker, D., van Breda, W., Funk, B., Hoogendoorn, M., Ruwaard, J., & Riper, H. (2018). Predictive modeling in e-mental health: A common language framework. Internet Interventions, 12(March), 57–67. https://doi.org/10.1016/j.invent.2018.03.002

BRASIL, M. D. S. (2017). Caderneta de Saúde da Criança Menina. BRASÍLIA.

Brooks, E. (2015). Introducing electronic screening tools for developmental delay and autism into pediatric primary care | Agency for Healthcare Research & Quality, (August), 1–3. Retrieved from https://www.ahrq.gov/policymakers/chipra/demoeval/what-we-learned/pa-specialinnovation.html

Caminha, M. de F. C., Silva, S. L. da, Lima, M. de C., Azevedo, P. T. Á. C. C. de, Figueira, M. C. dos S., & Batista Filho, M. (2017). Vigilância do Desenvolvimento Infantil: Análise da Situação Brasileira. Revista Paulista de Pediatria. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;1;00009

CDC, Development, N., & Development, A. (2017). CDC : “ Learn the Signs , Act Early .” Notes, 35–36.

Charchat-Fichman, H., Uehara, E., & Santos, C. F. (2014). New Technologies in Assessment and Neuropsychological Rehabilitation. Temas Em Psicologia, 22(3), 539–553. https://doi.org/10.9788/TP2014.3-01

Cheng, H. Y. K., Chang, H. T., Huang, P. H., Ju, Y. Y., Chen, L. Y., & Tseng, K. C. (2017). The Design and Validation of a Child Developmental e-Screening System. Journal of Medical Systems, 41(4). https://doi.org/10.1007/s10916-017-0701-z

Ciani, O., Cucciniello, M., Petracca, F., Apolone, G., Merlini, G., Novello, S., … Tarricone, R. (2019). Lung Cancer App (LuCApp) study protocol: A randomised controlled trial to evaluate a mobile supportive care app for patients with metastatic lung cancer. BMJ Open. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-025483

Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2017). ICT Households 2017 - Survey on the use of information and communication technologies in brazilian households

Comunicação, E. B. de., EBC (2017). Retrieved from http://www.ebc.com.br/

Conselho Federal de Psicologia. (2018). Retrieved from www.cfp.org

Damásio, B. F., & Borsa, J. C. (2017). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicologicos. (V. Editora, Ed.) (1. ed).

Dornelas, L. D. F., Duarte, N. M. D. C., & Magalhães, L. D. C. (2015). Neuropsychomotor developmental delay: Conceptual map, term definitions, uses and limitations. Revista Paulista de Pediatria, 33(1), 88–103. https://doi.org/10.1016/j.rpped.2014.04.009

Duffany, K. O., McVeigh, K. H., Kershaw, T. S., Lipkind, H. S., & Ickovics, J. R. (2016). Maternal Obesity: Risks for Developmental Delays in Early Childhood. Maternal and Child Health Journal, 20(2), 219–230. https://doi.org/10.1007/s10995-015-1821-z

Figueiras C, Neves S, Graziela R, B. (n.d.). Organização Pan-Americana da Saúde Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI. Washington, D.C.: OPAS, 2005. Retrieved from chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1711.pdf

Fonseca de Oliveira, A.R, & Alencar, M.S. de M. (2015) O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fontes de informação e educação em saúde. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência Da Informação, Campinas, v. 15, n., 234–245. Retrieved from https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137

Gadomski, A. M., Riley, M. R., Scribani, M., & Tallman, N. (2018). Impact of “learn the Signs. Act Early.” materials on parental engagement and doctor interaction regarding child development. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, 39(9), 693–700. https://doi.org/10.1097/DBP.0000000000000604

Grantham-McGregor, S., Cheung, Y. B., Cueto, S., Glewwe, P., Richter, L., & Strupp, B. (2007). Developmental potential in the first 5 years for children in developing countries. Lancet, 369(9555), 60–70. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)60032-4

Halle, T., Zaslow, M., Wessel, J., Moodie, S., & Darling-Churchill, K. (2011). Understanding and Choosing Assessments and Developmental Screeners for Young Children Ages 3-5: Profiles of Selected Measures. Understanding and Choosing Assessments and Developmental Screeners for Young Children Ages 3-5: Profiles of Selected Measures. https://doi.org/10.1037/e679492012-001

Higgs, E. S., Goldberg, A. B., Labrique, A. B., Cook, S. H., Schmid, C., Cole, C. F., & Obregón, R. A. (2014). Understanding the role of mhealth and other media interventions for behavior change to enhance child survival and development in low-and middle-income countries: An evidence review. Journal of Health Communication, 19, 164–189. https://doi.org/10.1080/10810730.2014.929763

Infancia., M. da S. O. P.-A. da S. F. das N. U. para a. (2017). Manual AIDPI Criança: 2 meses a 5 anos (1 aedição). Brasilia: Biblioteca Virtual em Saúde Do Ministério da Saúde.

International test commission. (2013). International test commission itc Guidelines on Test Use, 30. Retrieved from https://www.intestcom.org/files/guideline_test_use.pdf

Johnson, C. P., & Blasco, P. A. (2007). Infant Growth and Development. Pediatrics in Review, 18(7), 224–242. https://doi.org/10.1542/pir.18-7-224

Koich Miguel in Damásio, B. F., & Borsa, J. C. (2017). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicologicos. (V. Editora, Ed.) (1. ed).

Lin, H. C., Chiu, Y. H., Chen, Y. J., Wuang, Y. P., Chen, C. P., Wang, C. C., … Ho, W. H. (2017). Continued use of an interactive computer game-based visual perception learning system in children with developmental delay. International Journal of Medical Informatics, 107(July), 76–87. https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2017.09.003

Maleka, B. K., Van Der Linde, J., Glascoe, F. P., & Swanepoel, D. W. (2016). Developmental Screening—Evaluation of an m-Health Version of the Parents Evaluation Developmental Status Tools. Telemedicine and E-Health, 22(12), 1013–1018. https://doi.org/10.1089/tmj.2016.0007

Malwade, S., Abdul, S. S., Uddin, M., Nursetyo, A. A., Fernandez-Luque, L., Zhu, X. (Katie) K., … Li, Y. C. (Jack). (2018). Mobile and wearable technologies in healthcare for the ageing population. Computer Methods and Programs in Biomedicine. https://doi.org/10.1016/j.cmpb.2018.04.026

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Journal of Clinical Epidemiology. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2009.06.005

Moodie, S., Daneri, P., Goldhagen, S., Halle, T., Green, K., & LaMonte, L. (2014). BIRTH TO 5: WATCH ME THRIVE! A Compendium of Screening Measures for Young Children. Office of Planning, Research and Evaluation, Administration for Children and Families, U.S. Department of Health and Human Services., (March).

Muñoz, D., & Arriaga, R. I. (2015). Human-computer interaction – INTERACT 2015: 15th IFIP TC 13 international conference Bamberg, Germany, september 14-18, 2015 proceedings, Part III. Lecture Notes in Computer Science (Including Subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), 9298, 53–70. https://doi.org/10.1007/978-3-319-22698-9

Parker, R. M., Dmitrieva, E., Frolov, S., & Gazmararian, J. A. (2012). Text4baby in the United States and Russia: An opportunity for understanding how mHealth affects maternal and child health. Journal of Health Communication, 17(SUPPL. 1), 30–36. https://doi.org/10.1080/10810730.2011.649162

Primi, R. (2010). Avaliação Psicológica no Brasil: Fundamentos, Situação Atual e Direções para o Futuro Psychological Assessment in Brazil: Foundations, Current Situation and Future Directions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(19), 25–3.

Scherzer, A. L., Chhagan, M., Kauchali, S., & Susser, E. (2012). Global perspective on early diagnosis and intervention for children with developmental delays and disabilities. Developmental Medicine and Child Neurology, 54(12), 1079–1084. https://doi.org/10.1111/j.1469-8749.2012.04348.x

Shevell M, Ashwal S, Donley D, Flint J, Gingold M, Hirtz D, et al.Practice parameter: evaluation of the child with global develop-mental delay: report of the Quality Standards Subcommittee ofthe American Academy of Neurology and The Practice Commit-tee of the Child Neurology Society. Neurology. 2003;60:367---80.

Suh, H., Porter, J. R., Racadio, R., Sung, Y.-C., & Kientz, J. A. (2016). Baby Steps Text: Feasibility Study of an SMS-Based Tool for Tracking Children’s Developmental Progress. AMIA ... Annual Symposium Proceedings. AMIA Symposium, 2016, 1997–2006. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28269959%0Ahttp://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=PMC5333272

Twomey, D. M., Wrigley, C., Ahearne, C., Murphy, R., De Haan, M., Marlow, N., & Murray, D. M. (2018). Feasibility of using touch screen technology for early cognitive assessment in children. Archives of Disease in Childhood, 103(9), 853–858. https://doi.org/10.1136/archdischild-2017-314010

Warrell, L., & Arriaga, R. I. (2017). ActEarly: Evaluation and Redesing of a Mobile Application for Tracking Developmental Milestones. Atlanta, Georgia: School of Interactive Computing Georgia Institute of Technology.

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Pereira, F. M. (2022). Instrumento de Vigilância e Rastreio para Detecção de Atraso no Desenvolvimento Infantil em Formato de Aplicativo Móvel: Revisão da Literatura. Avaliação Psicológica, 20(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18897

Edição

Seção

Artigo de Revisão