Intenção Empreendedora em Estudantes Universitários. Adaptação e Validação de um Questionário (QIE)
Palabras clave:
Empreendimento, Transição para o Trabalho, validação de questionário, atitudes, autoeficácia.Resumen
O objetivo deste artigo é a validação do Questionário sobre a Intenção Empreendedora (QIE) em Portugal. Este questionário foi desenvolvido e validado em Espanha, tendo sido posteriormente validado em outros países e idiomas. O QIE se enquadra na Teoria da Ação Planificada (TAP; Ajzen, 1991), traduzindo-se no modelo mais amplamente utilizado para prever as intenções empreendedoras. A TAP constitui um marco teórico coerente e de aplicação geral que permite compreender e prever as intenções empreendedoras, tendo em consideração não só os factores pessoais mas também sociais. Neste estudo de validação participaram 326 estudantes de várias universidades do norte de Portugal. Os resultados do modelo de factores estruturais confirmam que o QIE tem uma alta fiabilidade e validade preditiva sobre a intenção empreendedora e que é uma escala aplicável ao contexto Português.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.