Consequências Negativas da Procrastinação Acadêmica: Construção de um Instrumento
Palabras clave:
procrastinação, consequências, instrumentoResumen
A procrastinação acadêmica é uma forma de adiamento da realização de tarefas acadêmicas considerada uma falha no processo de autorregulação do estudante universitário. O objetivo deste estudo foi construir um instrumento para avaliar a percepção de universitários sobre diversos aspectos da procrastinação acadêmica: impacto geral na vida, consequências negativas (acadêmicas, físicas e psicológicas) e motivação para reduzi-la. Participaram 534 universitários que responderam ao instrumento através da internet. Análises de componentes principais e correlações com autorregulação da aprendizagem e desempenho acadêmico forneceram boas evidências de validade para o instrumento. A fidedignidade de suas subescalas, avaliada através da consistência interna, também mostrou-se adequada. Conclui-se que o instrumento pode ser usado em pesquisas e intervenções voltadas ao público universitário.Publicado
2017-05-15
Cómo citar
Geara, G. B. (2017). Consequências Negativas da Procrastinação Acadêmica: Construção de um Instrumento. Avaliação Psicológica, 16(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12311
Número
Sección
Relato de Pesquisa
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.