Consequências Negativas da Procrastinação Acadêmica: Construção de um Instrumento

Autores/as

Palabras clave:

procrastinação, consequências, instrumento

Resumen

A procrastinação acadêmica é uma forma de adiamento da realização de tarefas acadêmicas considerada uma falha no processo de autorregulação do estudante universitário. O objetivo deste estudo foi construir um instrumento para avaliar a percepção de universitários sobre diversos aspectos da procrastinação acadêmica: impacto geral na vida, consequências negativas (acadêmicas, físicas e psicológicas) e motivação para reduzi-la. Participaram 534 universitários que responderam ao instrumento através da internet. Análises de componentes principais e correlações com autorregulação da aprendizagem e desempenho acadêmico forneceram boas evidências de validade para o instrumento. A fidedignidade de suas subescalas, avaliada através da consistência interna, também mostrou-se adequada. Conclui-se que o instrumento pode ser usado em pesquisas e intervenções voltadas ao público universitário.

Biografía del autor/a

Gabriela Ballardin Geara, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gabriela Geara é psicóloga (CRP 22584/07), mestra em Psicologia (UFRGS) e doutoranda em Psicologia (UFRGS).

Publicado

2017-05-15

Cómo citar

Geara, G. B. (2017). Consequências Negativas da Procrastinação Acadêmica: Construção de um Instrumento. Avaliação Psicológica, 16(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12311

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.