Avaliação do impacto da idade e da escolaridade nas praxias construtivas – NEUPSILIN
Palabras clave:
praxias construtivas, NEUPSILIN, idade, escolaridade, normasResumen
Avaliação das praxias construtivas (PC), embora tradicional, tem sido insuficientemente explorada no exame neurocognitivo e na neuropsicologia brasileira. O objetivo foi verificar efeito de idade e escolaridade, assim como interação entre os itens de PC no Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve – NEUPSILIN, obtendo-se normas de referência por desempenho. Participaram 613 adultos e idosos entre 19 até 90 anos. Realizou-se quatro tarefas, três de cópia (quadrado, margarida e cubo) e uma produção espontânea (relógio). Conduziu-se MANCOVA para avaliar efeito da idade e escolaridade nos grupos; Post-roc Bonferroni para normas nos desenhos. Houve efeito de idade no quadrado e no relógio e, houve efeito de escolaridade no relógio. Ocorreu interação entre idade e escolaridade no cubo e na margarida em que o desempenho aumentou nos grupos de maior escolaridade e diminuíram com aumento da idade. Percebe-se a influência da idade e escolaridade como variáveis relevantes para dados normativos de desempenho em PC.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.