Avaliação da criatividade: questionamentos e métodos atuais

Autores/as

Palabras clave:

evidências de validade, construção de teste, testes psicológicos.

Resumen

Na área da criatividade, desconfianças acerca da validade da medida, principalmente pela subjetividade atribuída ao construto e à sua amplitude são tópicos comumente encontrados na temática. Na tentativa de resolver parte dos questionamentos, diversas soluções e novos métodos para avaliação da criatividade vêm sendo propostos, os quais serão enfocados no presente texto. Três focos serão abordados no texto: (1) discussões relacionadas à validade preditiva dos instrumentos de avaliação da criatividade, (2) questionamentos acerca da estrutura e independência das características criativas avaliadas nos instrumentos, (3) apresentação de novos métodos de avaliação (avaliação subjetiva, uniqueness score, Top 2, average score, avaliação consensual e snapshot, empregados mais recentemente na literatura científica internacional e ainda pouco explorados no Brasil. Críticas a cada um dos métodos, quando existentes, também serão apresentadas.

Biografía del autor/a

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Publicado

2019-12-10

Cómo citar

Nakano, T. de C. (2019). Avaliação da criatividade: questionamentos e métodos atuais. Avaliação Psicológica, 19(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14269

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.