Adaptação e validação da Escala de Dimensões da Dependência do Tabaco (EDDT)

Autores

  • Germano Gabriel Lima Esteves Professor Adjunto I na Universidade de Rio Verde - UniRV

Palavras-chave:

dependência, tabaco, transtornos relacionados ao uso de substância, adaptação, psicometria.

Resumo

Objetivou-se adaptar e reunir evidências de validade de construto e critério da Escala de dimensões da dependência do tabaco (EDDT) para o contexto brasileiro. Participaram 270 fumantes ativos de diversos estados, sendo a maioria sexo feminino (51,7%; ƒ=139), com idade variando ente 18 a 68 anos (m=33,77; dp=12,54) e com tempo de fumante variando de 1 a 53 anos (m=15,01; dp=12,50). Primeiramente, foram realizados os procedimentos de back translation e validação de conteúdo. Após, os participantes responderam a Escala de Dimensões da Dependência do Tabaco (EDDT) e um questionário demográfico. A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura composta por 26 itens divididos em quatro fatores. Também foram encontradas evidencias de validade de critério para todos os fatores da EDDT em função da intenção de ingresso em um programa de dependência do tabaco. Como estudo inicial, a EDDT apresenta evidências de adequação psicométrica para avaliar a dependência do tabaco.

Biografia do Autor

Germano Gabriel Lima Esteves, Professor Adjunto I na Universidade de Rio Verde - UniRV

Professor Adjunto I na Universidade de Rio Verde (UniRV). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações - PSTO/UNB. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica de Rio Verde - LAPRV. 

Publicado

2019-01-15

Como Citar

Esteves, G. G. L. (2019). Adaptação e validação da Escala de Dimensões da Dependência do Tabaco (EDDT). Avaliação Psicológica, 18(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15195

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.