Perceived Emotional Intelligence Assessment – The Portuguese validation of Schutte’s Emotional Intelligence Scale (SEIS-P)

Autores/as

  • Cibele Satuf Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Samuel Monteiro Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.
  • Graça Esgalhado Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.
  • Henrique Pereira Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.
  • Rosa Marina Afonso Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.
  • Manuel Loureiro Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal. Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development, CIDESD.
  • Maria Miguel Barbosa Universidade da Beira Interior, Portugal.

Palabras clave:

Inteligência Emocional, Schutte, Análise Fatorial, Validação Estatística, Língua Portuguesa

Resumen

O objetivo deste estudo foi expandir o domínio de avaliação científica da inteligência emocional (percebida) e validar a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (SEIS) para adultos falantes de língua portuguesa. A amostra pesquisada foi formada por 2380 indivíduos, todos falantes de português, com idade média de 34.91 anos. A análise da validade fatorial mostrou quatro fatores, semelhante aos estudos internacionais de referência com esta escala, que explicaram 45.56% da variância total. Em consonância com os antecedentes teóricos e instrumentais, os quatro fatores foram denominados: Reconhecimento das emoções dos outros; Reconhecimento e comunicação de suas próprias emoções; Gerenciamento de suas próprias emoções e Uso de emoções. A confiabilidade do instrumento adaptado mostrou características psicométricas válidas para avaliar a inteligência emocional percebida, sugerindo que a versão em português da SEIS mantém a validade do conteúdo e uma estrutura regular, em comparação com versões previamente adaptadas e exploradas.

Biografía del autor/a

Cibele Satuf, Universidade Federal de Minas Gerais.

Doutoranda em Sociologia pela UFMG, bolsista FAPEMIG. Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade da Beira Interior, Portugal. Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pelo CEFET/MG. Psicóloga pela Universidade FUMEC.

Samuel Monteiro, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.

PhD, Professor Auxiliar

Universidade da Beira Interior

Graça Esgalhado, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.

PhD, Professor Auxiliar

Universidade da Beira Interior

Henrique Pereira, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.

PhD, Professor Auxiliar com Agregação

Universidade da Beira Interior

Rosa Marina Afonso, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.

PhD, Professor Auxiliar

Universidade da Beira Interior

Manuel Loureiro, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal. Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development, CIDESD.

PhD, Professor Catedrático

Universidade da Beira Interior

Maria Miguel Barbosa, Universidade da Beira Interior, Portugal.

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior (Portugal), graduada em Psicologia pela mesma instituição.

Publicado

2019-10-17

Cómo citar

Satuf, C., Monteiro, S., Esgalhado, G., Pereira, H., Afonso, R. M., Loureiro, M., & Barbosa, M. M. (2019). Perceived Emotional Intelligence Assessment – The Portuguese validation of Schutte’s Emotional Intelligence Scale (SEIS-P). Avaliação Psicológica, 19(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14814

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.