Instrumentos de Autorregulação Emocional: Uma Revisão de Literatura

Autores/as

Palabras clave:

inteligência emocional, ansiedade, autocontrole.

Resumen

O presente estudo objetivou analisar a produção científica relativa aos instrumentos que avaliam a autorregulação emocional por meio de uma revisão integrativa de literatura de uma base de dados brasileira SciELO, no período entre 2008 e 2017. Foram analisados 19 artigos, considerando os instrumentos mais utilizados, ano e país de publicação, construtos relacionados à regulação das emoções e amostras de aplicação dos instrumentos. O maior número de publicações se deu em 2016 e 2014. A inteligência emocional foi o construto mais estudado e a Trait Meta-Mood Scale o instrumento mais utilizado. A amostra mais frequentemente pesquisada foi a de adultos. Conclui-se que o os modelos do Emotional Regulation Questionnaire e da Difficulties in Emotion Regulation Scale são os mais utilizados para avaliar a autorregulação. Ademais, o número pesquisas sobre a autorregulação emocional tem aumentado, sendo essa um importante recurso na preservação da saúde..

Biografía del autor/a

Helder Henrique Viana Batista, Universidade São Francisco

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco (2017-atual).

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco (2016-2017), Bolsista CAPES.

Graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2015).

Experiência na área de Psicologia Hospitalar: atendimentos realizados a familiares e pacientes em leitos de UTI, Enfermaria, Pronto Atendimento e outros setores; desenvolvimento de grupos de sala de espera com familiares de pacientes de UTI; treinamento para equipe de enfermagem; Projetos com cuidadores de idosos;

Ana Paula Porto Noronha, Universidade São Francisco

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação nos biênios 2003-2005 e 2009-2011. Coordenou o GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica e de Avaliação em Psicologia Positiva da ANPEPP em 2006 e 1016. Foi editora dos periódicos Avaliação Psicológica (2006-2010) e Psico-USF (2011-2016). É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1A.

Publicado

2018-06-15

Cómo citar

Batista, H. H. V., & Noronha, A. P. P. (2018). Instrumentos de Autorregulação Emocional: Uma Revisão de Literatura. Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15643

Número

Sección

Artigo de Revisão

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.