Teste de Bender: versão de rastreio para a avaliação da maturidade perceptomotora

Autores/as

  • Fernanda Otoni Silva Universidade São Francisco
  • Fabián Javier Marín Rueda Universidade São Francisco

Palabras clave:

teste de Bender, habilidade visomotora, avaliação psicológica, psicometria

Resumen

Este estudo buscou evidências de validade de conteúdo e critério para a versão de rastreio do Bender – Sistema de Pontuação Gradual. Para isso, 693 crianças, ambos os sexos, com idades entre seis e 10 anos (M = 8,42; DP = 1,38) reproduziram a cópia de três figuras. Os resultados indicaram que a Figura 3 apresentou alto nível de dificuldade, sendo necessário maior nível de maturidade perceptomotora para sua execução. As Figuras 7a e 7b, embora apresentem sobreposição, foram mais fáceis de serem copiadas. Verificou-se que os erros de distorções na reprodução das figuras tendem a diminuir gradualmente conforme aumenta a idade das crianças. Observou- que as três figuras não apresentam funcionamento diferencial dos itens entre meninas e meninos, além disso também não foram encontradas diferenças de média de desempenho. Esses achados sugerem que a versão de rastreio é uma proposta promissora para ser utilizada na avaliação da maturidade perceptomotora.

Biografía del autor/a

Fernanda Otoni Silva, Universidade São Francisco

Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia, nível Doutorado

Fabián Javier Marín Rueda, Universidade São Francisco

Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia

Publicado

2019-07-24

Cómo citar

Silva, F. O., & Rueda, F. J. M. (2019). Teste de Bender: versão de rastreio para a avaliação da maturidade perceptomotora. Avaliação Psicológica, 18(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16795

Número

Sección

Relato de Pesquisa

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