Instrumentos de avaliação de componentes da leitura: investigação de seus parâmetros psicométricos
Palabras clave:
psicometria, avaliação, leituraResumen
De acordo com o modelo cognitivo da leitura, diversas habilidades contribuem para a competência leitora, como o reconhecimento de palavras, dividido em logográfico, alfabético e ortográfico; a compreensão linguística; e a velocidade de leitura. Assim, é importante dispor de instrumentos para a mensuração destas habilidades. Este estudo investigou as características psicométricas de instrumentos de avaliação destes distintos componentes da leitura. Participaram 443 estudantes de 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental avaliados no Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura (TCCAL), Teste de Processamento Ortográfico Computadorizado e Teste de Velocidade de Leitura Computadorizado. Anova revelou efeito significativo da série sobre o desempenho em todos os instrumentos; o TCLPP e o TCCAL mostraram-se mais discriminativos. Para todos os instrumentos os coeficientes Alpha de Cronbach figuraram satisfatórios. O estudo proveu evidências de validade e dados de fidedignidade aos diversos instrumentos.
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