Evidências de validade da escala de comportamentos de aprendizagem de equipe

Autores/as

  • Raquel Trinchão de Jesus Barouh Universidade de Brasília
  • Katia Puente-Palacios Universidade de Brasília

Palabras clave:

aprendizagem de equipe, comportamentos de aprendizagem de equipe, medida, validação, análise fatorial

Resumen

A aprendizagem é compreendida como um fenômeno individual, mas se discute que ela possa ocorrer no nível das equipes de trabalho, sendo necessário compreender a natureza do processo nesse nível. O objetivo desta pesquisa foi traduzir e reunir evidências de validade da escala de comportamentos de aprendizagem de equipe. A medida foi traduzida para o português e submetida à análise de juízes. A versão traduzida foi aplicada a 107 estudantes de graduação organizados em equipes, sendo 71% sexo masculino, idade média de 20,85 (DP= 2,85). Os dados foram submetidos à analise fatorial exploratória, encontrado-se uma estrutura unifatorial que apresentou boas propriedades psicométricas (cargas fatoriais entre 0,40 e 0,72 e Alpha de Cronbach de 0,83). Foram encontradas evidências de validade da versão traduzida da medida. O estudo contribui com uma ferramenta que pode ser utilizada em estudos nacionais para a compreensão de processos de aprendizagem coletivos. 

Biografía del autor/a

Raquel Trinchão de Jesus Barouh, Universidade de Brasília

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na Universidade de Brasília e psicóloga no Superior Tribunal de Justiça. 

Katia Puente-Palacios, Universidade de Brasília

É doutora em Psicologia na Universidade de Brasília (UnB), Em 2009, realizou pós-doutorado na Universidade de Valencia-Espanha. Atua como professora adjunta da UnB, no Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações.

Publicado

2016-10-11

Cómo citar

Barouh, R. T. de J., & Puente-Palacios, K. (2016). Evidências de validade da escala de comportamentos de aprendizagem de equipe. Avaliação Psicológica, 14(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9975

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.