Avaliação psicológica de crianças com suspeita de TEA: Perfil interativo dos avaliadores

Autores

  • Gabriela Moreira Romeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Letícia Backes Schreiner Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Transtorno Autístico, Avaliação Psicológica, Método Qualitativo, Desenvolvimento

Resumo

O objetivo deste estudo é o de investigar o perfil interativo dos avaliadores durante a hora lúdica diagnóstica na avaliação de crianças com suspeita de TEA. Participaram nove avaliadoras em interação individual com 22 crianças (de 24 a 74 meses), durante uma sessão de administração do Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV), que foi videogravada. Utilizou-se o Manual de Codificação dos Estilos Interativos do Avaliador, construído para este estudo. Dois juízes independentes e cegos aos objetivos do estudo registraram a ocorrência, a não ocorrência ou a não aplicação de três categorias de responsividade do avaliador: responsivo, diretivo e intrusivo. Os resultados demonstraram que as avaliadoras tenderam a adotar um estilo interativo Diretivo, seguido pelos estilos Responsivo e Intrusivo. Discute-se que as características da criança e o treinamento prévio das avaliadoras na administração do instrumento pode ter influenciado estes resultados.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Romeira, G. M., Schreiner, L. B., & Bosa, C. A. (2022). Avaliação psicológica de crianças com suspeita de TEA: Perfil interativo dos avaliadores. Avaliação Psicológica, 20(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/19578

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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