O PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DA MEDICALIZAÇÃO: ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v14i2.20930

Palavras-chave:

Psicólogo Escolar, Medicalização, Psicologia Escolar, Estudantes de Psicologia

Resumo

A presente pesquisa objetivou inquirir o papel do psicólogo escolar frente à medicalização a partir da perspectiva de estudantes de Psicologia. A coleta de dados foi realizada em quatro instituições públicas e privadas de um estado do Nordeste e contou com a participação de 501 estudantes, do 3° ao 10° período de psicologia, que responderam a um questionário sobre o papel do psicólogo escolar diante da medicalização. Os dados foram tratados e analisados com auxílio do software Iramuteq. Os resultados mostraram que os alunos compreendem que o psicólogo escolar deve disseminar a compreensão crítica nas instituições, promover outras formas de cuidado e conscientizar sobre o uso racional de medicamentos. No entanto, ainda trazem em suas falas tendências medicalizantes.

 

Palavras-chave: Psicólogo Escolar; Medicalização; Estudantes de Psicologia.

Biografia do Autor

Fauston Negreiros, Universidade Federal do Piauí

Psicólogo. Professor associado da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (PPGPsi - UFPI).

Isabele Linhares Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduanda do Curso de Bacharelado em Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar (PSIQUED). Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e Sociedade - Núcleo Piauí. Estudos na área da Psicologia Escolar e Educacional e pesquisa, especialmente: universitários e medicalização.

Maiky de Araujo Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Thaís de Sousa Linhares, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação e Queixa Escolar/PSIQUED. Tem interesse em Avaliação Psicológica e Psicologia Escolar.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Negreiros, F., Santos, I. L., Oliveira, M. de A., & Linhares, T. de S. (2022). O PSICÓLOGO ESCOLAR DIANTE DA MEDICALIZAÇÃO: ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 14(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v14i2.20930

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