Universitários em Sofrimento Psíquico
Estudo em Serviço Escola do Interior Pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22451Palavras-chave:
Serviços de Saúde Escolar; Educação Superior; Pesquisa Quantitativa.Resumo
Essa pesquisa objetivou realizar levantamento sociodemográfico sobre universitários em sofrimento psíquico que buscaram intervenções em um serviço escola do interior pernambucano entre 2017 e 2019; identificar principais demandas; e elencar fatores de risco psicossociais enfrentados por eles. Analisaram-se 266 documentos, constatando-se que: 52% dos universitários foram atendidos no Plantão Psicológico; 62% eram do sexo feminino; 73% estudavam no mesmo campus do serviço escola. As principais queixas, demandas e fatores de risco foram dificuldades intra e interpessoais (46,5%), questões da vida acadêmica (13,3%) e comportamentos ou transtornos patológicos (11,30%). Alguns estudantes de Psicologia do serviço escola não preenchiam adequadamente informações sobre usuários. Concluiu-se, principalmente, necessidade de: capacitação dos estudantes de Psicologia para preenchimento de documentos; implantação de sistemas informatizados para favorecer pesquisas em serviços escola ainda defasados no uso de tecnologia de informação; implementação de políticas públicas com foco na prevenção e promoção de saúde mental para jovens universitários da região.
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