O Embotamento do Pensamento Crítico e a Crise da Universidade Pública Brasileira

Autores

  • André Guerra UFRGS
  • Lucia Marques Stenzel Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde (UFCSPA). http://orcid.org/0000-0003-2040-1998

DOI:

https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22474

Palavras-chave:

Instituições de ensino superior, Neoliberalismo, Fatores psicossociais, Racionalidade técnica, Fenomenologia

Resumo

Este estudo teórico promove uma reflexão crítica acerca da atual configuração da universidade pública brasileira. Por meio de contribuições teóricas de influência fenomenológica são desenvolvidos três eixos de análise: o empreendedorismo organizacional e a gestão das mentes, que revela como a universidade tem se colocado a serviço da mera capacitação técnica, da formatação cognitiva e de uma práxis destituída de lastro ético-político; a universidade como gestora de adoecimento, em que se discute o sofrimento psíquico oriundo de exigências de desempenho e produtividade; e o embotamento do pensamento crítico, que demonstra como a universidade vem se afastando de sua tarefa primordial que tenha como fundamento existencial a radicalidade do pensamento crítico. Por fim, aponta-se para o risco do definhamento irreversível da universidade pública brasileira, em razão de sua marcha acelerada rumo a um projeto de neoliberalização que, além das investidas externas, também conta com uma significativa conivência da própria comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

André Guerra, UFRGS

André Guerra - Doutor e Mestre em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre/Brasil). Psicólogo graduado com ênfase em Processos de Gestão em Saúde Mental Coletiva pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA, Porto Alegre/Brasil). Membro da Aletheia: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Existencial na UFCSPA. Responsável pelo Serviço de Psicologia do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3608-968X

Lucia Marques Stenzel, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Associada do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde (UFCSPA).

Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Psicologia e Processos de Saúde (PPG em Psicologia e Saúde-UFCSPA). Membro do GT da ANPEPP Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos. Coordenadora da Aletheia: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Humanista e
Existencial (UFCSPA).

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Publicado

2021-08-10

Como Citar

Guerra, A. ., & Stenzel, L. M. (2021). O Embotamento do Pensamento Crítico e a Crise da Universidade Pública Brasileira. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 13(2). https://doi.org/10.26823/nufen.v13i2.22474

Edição

Seção

Dossiê Temático Sofrimento, Crise e Cuidado na Universidade: intervenções clínic

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