A Vivência de jovens ansiosos: um estudo fenomenológico

Autores

  • Bárbara Naves Universidade Federal de Goiás
  • Josiane Almeida Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26823/rnufen.v15i1.24197

Palavras-chave:

Ansiedade;, Gestalt-terapia, Psicopatologia Pesquisa fenomenológica;

Resumo

A atual pesquisa tem como objetivo compreender a vivência de jovens adultos ansiosos sob a perspectiva da Gestalt-terapia. Foi utilizado o método fenomenológico proposto por Amedeo Giorgi e Dabiel Souza. Como participantes da pesquisa foram entrevistados três jovens adultos, todos com queixa de ansiedade. Foram encontradas as seguintes unidades temáticas: a vivência temporal da ansiedade e por fim, estratégias de autorregulação. Destaca-se que a ansiedade limita o contato e a plena expressão de si diante de um outro. O não ser acolhido esteve relacionado à ansiedade. E os participantes da pesquisa buscaram desenvolver modos para lidar com a ansiedade, como: terapia, expressão verbal, aceitar ajuda e atividade física.  Ressalta-se ainda, que a Gestalt-terapia, embasamento desta pesquisa, oferece a perspectiva de não silenciar a ansiedade, mas escutá-la e concebê-la como parte da existência humana.

Biografia do Autor

Bárbara Naves, Universidade Federal de Goiás

Barbara Naves dos Santos – Psicóloga Clínica, graduada pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT/PUC-GO) e mestre pela Universidade Federal de Goiás.

Josiane Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Josiane Maria Tiago de Almeida - Psicóloga Clínica, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT/PUC-GO), e mestre pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

Naves dos Santos, B., & Maria Tiago de Almeida, J. (2023). A Vivência de jovens ansiosos: um estudo fenomenológico. Revista NUFEN: Phenomenology and Interdisciplinarity, 15(1). https://doi.org/10.26823/rnufen.v15i1.24197

Edição

Seção

Estudos Téoricos/Ensaios