Riscos Psicossociais do Trabalho de Servidores Públicos de uma Universidade Pública

Autores

  • Eliane França Pereira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina (SC), Brasil https://orcid.org/0000-0002-5458-932X
  • Suzana da Rosa Tolfo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina (SC), Brasil https://orcid.org/0000-0002-6321-6496
  • Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina (SC), Brasil https://orcid.org/0000-0002-7769-6937

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os riscos psicossociais do trabalho em servidores públicos de uma universidade, segundo a Psicodinâmica do Trabalho e por meio do PROART e de um questionário sociodemográfico. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. A amostra incluiu 304 participantes, média de 43 anos (DP = 10), 47,04% docentes e 52,96% técnicos-administrativos em educação (TAEs). Docentes perceberam o Estilo de Gestão Gerencialista como pouco característico do trabalho e TAEs apresentaram médias superiores às docentes. TAEs apresentaram maior risco no fator Falta de Sentido do Trabalho. A variável tempo de serviço na instituição (menor) teve uma relação negativa com Falta de Sentido do Trabalho, Esgotamento Mental e Danos Psicológicos e Sociais. Os resultados indicam a relevância de intervenções junto a esses preditores em medidas de prevenção e promoção em saúde do trabalhador para a gestão desses riscos em universidades.

 

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Publicado

2025-10-13

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