Riscos Psicossociais do Trabalho de Servidores Públicos de uma Universidade Pública

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Resumo

O objetivo do estudo foi identificar os riscos psicossociais do trabalho em servidores públicos de uma universidade, segundo a Psicodinâmica do Trabalho e por meio do PROART e de um questionário sociodemográfico. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. A amostra incluiu 304 participantes, média de 43 anos (DP = 10), 47,04% docentes e 52,96% técnicos-administrativos em educação (TAEs). Docentes perceberam o Estilo de Gestão Gerencialista como pouco característico do trabalho e TAEs apresentaram médias superiores às docentes. TAEs apresentaram maior risco no fator Falta de Sentido do Trabalho. A variável tempo de serviço na instituição (menor) teve uma relação negativa com Falta de Sentido do Trabalho, Esgotamento Mental e Danos Psicológicos e Sociais. Os resultados indicam a relevância de intervenções junto a esses preditores em medidas de prevenção e promoção em saúde do trabalhador para a gestão desses riscos em universidades.

 

Biografia do Autor

  • Eliane França Pereira , Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil

    Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2022). Especialista em Avaliação Psicológica pela Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC (2007). Graduação em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC (2006). Desde 2010 é psicóloga do Departamento de Atenção à Saúde da Pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas na Universidade Federal de Santa Catarina e psicóloga da Unidade SIASS UFSC, com atuação na interface entre as áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica.

  • Suzana da Rosa Tolfo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil

    Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração (UFSC) e Doutora em Administração (UFRGS). Ministra disciplinas em nível de graduação e de pós-graduação, bem como capacitações na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho, com ênfase nos seguintes temas de atuação e de pesquisa: trabalho e subjetividade, gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho, sentidos e significados do trabalho, assédio moral e processos psicossociais. Orienta alunos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e orientou nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Saúde Mental da UFSC. Foi Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Psicologia da UFSC e Gestora de Pessoas da mesma Universidade. Foi coordenadora e é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho e participa do Grupo Trabalho e Saúde do Trabalhador da ANPEPP. Coordena os Seminários Catarinenses de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho, desde 2007, e os Congressos sobre Riscos Psicossociais e Saúde no Trabalho, desde 2017.

  • Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brasil

    Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), com mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade São Francisco. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, do qual fez parte do conselho deliberativo. Foi coordenador do PPGP da UFSC. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação da personalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria. Tem investigado o uso de Inteligência Artificial, mais especificamente de Grandes Modelos de Linguagem (LLM) no desenvolvimento e validação de medidas psicológicas baseadas em linguagem.

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Publicado

2025-10-13

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