Riscos Psicossociais do Trabalho de Servidores Públicos de uma Universidade Pública
Resumo
O objetivo do estudo foi identificar os riscos psicossociais do trabalho em servidores públicos de uma universidade, segundo a Psicodinâmica do Trabalho e por meio do PROART e de um questionário sociodemográfico. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. A amostra incluiu 304 participantes, média de 43 anos (DP = 10), 47,04% docentes e 52,96% técnicos-administrativos em educação (TAEs). Docentes perceberam o Estilo de Gestão Gerencialista como pouco característico do trabalho e TAEs apresentaram médias superiores às docentes. TAEs apresentaram maior risco no fator Falta de Sentido do Trabalho. A variável tempo de serviço na instituição (menor) teve uma relação negativa com Falta de Sentido do Trabalho, Esgotamento Mental e Danos Psicológicos e Sociais. Os resultados indicam a relevância de intervenções junto a esses preditores em medidas de prevenção e promoção em saúde do trabalhador para a gestão desses riscos em universidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as opiniões emitidas nos manuscritos são de inteira responsabilidade da(o) autor(a). Ao submeterem seu manuscrito à rPOT, a(o) autor(a) assume que, uma vez aceito, o artigo passa a ser de propriedade da revista, não podendo ser reproduzido sem o consentimento desta, o qual será dado, a pedido do(a) primeiro autor(a), por escrito com assinatura Gov.br.
Textos que contiverem partes extraídas de outras publicações deverão, necessariamente, obedecer ao limite de 500 palavras para não caracterizar plágio, ou auto-plágio, ou então para não ferir o princípio da originalidade. Recomenda-se extremo cuidado em reproduzir figuras, tabelas e outros recursos extraídos de trabalhos de terceiros. No caso de ser imprescindível, sua publicação só será aceita pela revista no caso de vir acompanhada de carta de autorização do(a) autor(a) detentor(a) do trabalho original.