Psychosocial Risks of Work in Civil Servants of a Public University

Authors

Abstract

This study aimed to identify the psychosocial risks of work in civil servants at a university, according to the Psychodynamics of Work, using the PROART and a sociodemographic questionnaire. Descriptive and inferential statistical analyses were carried out. The sample consisted of 304 participants, with a mean age of 43 years (SD = 10), 47.04% professors, and 52.96% technical-administrative staff in education (TAEs). Professors perceived the Managerialist Management Style as uncharacteristic of their work, and TAEs had higher mean scores than professors. TAEs presented a higher risk due to the lack of meaning in work. The variable length of service at the institution (shorter) was negatively related to Lack of Meaning in Work, Mental Exhaustion, and Psychological and Social Damage. The results indicate the relevance of interventions with these predictors in measures of prevention and promotion in workers’ health to manage these risks in universities.

Author Biographies

  • Eliane França Pereira , Federal University of Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brazil

    Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2022). Especialista em Avaliação Psicológica pela Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC (2007). Graduação em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense/UNIPLAC (2006). Desde 2010 é psicóloga do Departamento de Atenção à Saúde da Pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas na Universidade Federal de Santa Catarina e psicóloga da Unidade SIASS UFSC, com atuação na interface entre as áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia da Saúde e Psicologia Clínica.

  • Suzana da Rosa Tolfo, Federal University of Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brazil

    Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração (UFSC) e Doutora em Administração (UFRGS). Ministra disciplinas em nível de graduação e de pós-graduação, bem como capacitações na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho, com ênfase nos seguintes temas de atuação e de pesquisa: trabalho e subjetividade, gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho, sentidos e significados do trabalho, assédio moral e processos psicossociais. Orienta alunos de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e orientou nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Saúde Mental da UFSC. Foi Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Psicologia da UFSC e Gestora de Pessoas da mesma Universidade. Foi coordenadora e é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho e participa do Grupo Trabalho e Saúde do Trabalhador da ANPEPP. Coordena os Seminários Catarinenses de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho, desde 2007, e os Congressos sobre Riscos Psicossociais e Saúde no Trabalho, desde 2017.

  • Carlos Henrique Sancineto da Silva Nunes, Federal University of Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina/SC, Brazil

    Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), com mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina e colaborador com atividades de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade São Francisco. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, do qual fez parte do conselho deliberativo. Foi coordenador do PPGP da UFSC. Tem atuado na criação de testes para avaliação da personalidade e adaptação de testes cognitivos. Tem experiência na área de Avaliação Psicológica com ênfase em avaliação da personalidade, inteligência, avaliação educacional e psicometria. Tem investigado o uso de Inteligência Artificial, mais especificamente de Grandes Modelos de Linguagem (LLM) no desenvolvimento e validação de medidas psicológicas baseadas em linguagem.

Published

2025-10-13

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