Emoções e Regulação Emocional na Tomada de Decisão de Gestores Universitários na Pandemia de COVID-19
Resumo
Este estudo teve como objetivo compreender a emoção e os mecanismos de estratégias de regulação emocional na tomada de decisão dos gestores universitários e como as emoções influenciaram o processo de tomada de decisão dos gestores universitários durante a pandemia de COVID-19, e quais estratégias de regulação emocional foram mobilizadas para assegurar a continuidade institucional? A pesquisa adotou entrevistas semiestruturadas com gestores de uma instituição de ensino superior que atuaram durante a pandemia. Os resultados mostraram que a incerteza, a perda de entes queridos, a responsabilidade de tomar decisões impactantes e as pressões emocionais adicionais foram aspectos que influenciaram as emoções dos gestores durante a pandemia. A complexidade e a interação entre fatores emocionais e decisões práticas foram evidenciadas nesse contexto desafiador. A busca por estratégias de regulação emocional e o apoio de suas equipes e da presidência foram essenciais para lidar com o peso emocional da tomada de decisões.
Palavras-chave: emoções, regulação emocional, COVID-19.
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