Estudo de Fidedignidade do Avaliador em Provas de Compreensão Leitora e Oral

Autores

  • Patricia Silva Lucio Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana de Souza Batista Kida Universidade Federal de São Paulo
  • Carolina Alves Ferreira de Carvalho Universidade Federal de São Paulo
  • Hugo Cogo-Moreira Universidade Federal de São Paulo
  • Clara Regina Brandão de Ávila Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Fidedignidade do avaliador, Compreensão leitora, Compreensão oral, Fleiss de Kappa

Resumo

A fidedignidade do avaliador refere-se ao grau em que diferentes avaliadores empregam os mesmos critérios na correção de testes. Neste estudo, investiga-se a fidedignidade do avaliador de uma prova de compreensão leitora e outra de compreensão oral. A Prova de Compreensão Leitora (PCL) é composta por 15 textos, divididos em duas aplicações (Forma A e Forma B), e contendo questões abertas (respondidas oralmente). A Prova de Compreensão Oral (PCO) é formada por oito questões orais a uma narrativa ouvida (gravação). A amostra foi composta por 218 crianças do 2º ao 5º ano de escolas públicas de São Paulo (73 na Forma A; 56 na Forma B; 89 na PCO) e nove avaliadores (três para cada prova). A concordância foi calculada por meio do Fleiss de Kappa. A maioria dos itens apresentou níveis de concordância adequados, atestando para a homogeneidade na correção das duas Provas.

Biografia do Autor

Patricia Silva Lucio, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Psicologia e Psicanálise

Adriana de Souza Batista Kida, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP

Carolina Alves Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP

Hugo Cogo-Moreira, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Psiquiatria da UNIFESP

Clara Regina Brandão de Ávila, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Lucio, P. S., Kida, A. de S. B., Carvalho, C. A. F. de, Cogo-Moreira, H., & Ávila, C. R. B. de. (2016). Estudo de Fidedignidade do Avaliador em Provas de Compreensão Leitora e Oral. Avaliação Psicológica, 15(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11423

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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