Estudo de Fidedignidade do Avaliador em Provas de Compreensão Leitora e Oral

Autores/as

  • Patricia Silva Lucio Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana de Souza Batista Kida Universidade Federal de São Paulo
  • Carolina Alves Ferreira de Carvalho Universidade Federal de São Paulo
  • Hugo Cogo-Moreira Universidade Federal de São Paulo
  • Clara Regina Brandão de Ávila Universidade Federal de São Paulo

Palabras clave:

Fidedignidade do avaliador, Compreensão leitora, Compreensão oral, Fleiss de Kappa

Resumen

A fidedignidade do avaliador refere-se ao grau em que diferentes avaliadores empregam os mesmos critérios na correção de testes. Neste estudo, investiga-se a fidedignidade do avaliador de uma prova de compreensão leitora e outra de compreensão oral. A Prova de Compreensão Leitora (PCL) é composta por 15 textos, divididos em duas aplicações (Forma A e Forma B), e contendo questões abertas (respondidas oralmente). A Prova de Compreensão Oral (PCO) é formada por oito questões orais a uma narrativa ouvida (gravação). A amostra foi composta por 218 crianças do 2º ao 5º ano de escolas públicas de São Paulo (73 na Forma A; 56 na Forma B; 89 na PCO) e nove avaliadores (três para cada prova). A concordância foi calculada por meio do Fleiss de Kappa. A maioria dos itens apresentou níveis de concordância adequados, atestando para a homogeneidade na correção das duas Provas.

Biografía del autor/a

  • Patricia Silva Lucio, Universidade Estadual de Londrina
    Departamento de Psicologia e Psicanálise
  • Adriana de Souza Batista Kida, Universidade Federal de São Paulo
    Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP
  • Carolina Alves Ferreira de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo
    Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP
  • Hugo Cogo-Moreira, Universidade Federal de São Paulo
    Departamento de Psiquiatria da UNIFESP
  • Clara Regina Brandão de Ávila, Universidade Federal de São Paulo
    Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP

Publicado

2016-10-25

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Cómo citar

Estudo de Fidedignidade do Avaliador em Provas de Compreensão Leitora e Oral. (2016). Avaliação Psicológica, 15(2). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11423

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