Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes no Brasil

Autores

  • Caroline Tozzi Reppold UFCSPA
  • Adriana Jung Serafini UFCSPA
  • Diógenes Angelini Ramires UFCSPA
  • Léia Gonçalves Gurgel UFCSPA

Palavras-chave:

avaliação psicológica, testes psicológicos, psicodiagnóstico infanto-juvenil

Resumo

A testagem psicológica de crianças e adolescentes é uma das estratégias utilizadas junto com as técnicas de entrevista e observação. Contudo, informações incompletas dos manuais dos testes dificultam a seleção dos instrumentos pelos profissionais. O SATEPSI indica quais testes psicológicos são aprovados para uso, mas não discrimina suas características. Objetivou-se identificar os testes psicológicos aptos pelo CFP para uso em indivíduos até 18 anos, discriminando as faixas etárias de indicação do manual e das amostras de normatização, os contextos indicados e os construtos avaliados.  Dos 158 testes, 11,39% eram direcionados à avaliação de crianças, 5,06% de crianças e adolescentes, 2,53% de adolescentes, 16,45% de adolescentes e adultos e 7,59% de crianças, adolescentes e adultos.  Muitos manuais não indicam a faixa etária para seu uso ou não apresentam, nas amostras psicométricas, participantes na idade indicada para uso. Este trabalho contribui ao auxiliar o psicólogo na escolha dos instrumentos apropriados para uso.

Biografia do Autor

Caroline Tozzi Reppold, UFCSPA

Psicóloga, Pós-doutora em Avaliação Psicológica pela USF e em Psicologia pela UFRGS. Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica da UFCSPA.

Adriana Jung Serafini, UFCSPA

 Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Adjunta III e Vice Coordenadora do Curso de Psicologia da UFCSPA.

Diógenes Angelini Ramires, UFCSPA

Psicólogo formado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Léia Gonçalves Gurgel, UFCSPA

É Fonoaudióloga formada pela UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na UFCSPA, com ênfase em Métodos Diagnósticos e Epidemiologia das Doenças. Atua principalmente nos seguintes temas: validação de testes, testes de compreensão de linguagem e escrita, linguagem infantil e avaliação neuropsicológica de crianças e adolescentes.

Publicado

2016-10-26

Como Citar

Reppold, C. T., Serafini, A. J., Ramires, D. A., & Gurgel, L. G. (2016). Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes no Brasil. Avaliação Psicológica, 15(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/11830

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.