Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes: Avaliação do Autoconceito, Autoeficácia, Autoestima e Valor
Palavras-chave:
autoconceito, autoestima, autoeficácia, escala, escolaResumo
Este estudo objetivou construir e investigar evidências de validade estrutural da Escala de Cognições Acadêmicas Autorreferentes, que avalia autoconceito, autoeficácia e autoestima escolar e valor atribuído à habilidade escolar. Participaram do estudo 812 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Os dados foram analisados com modelamento por equação estrutural, análise fatorial confirmatória e teste de alpha de Cronbach. O modelo estrutural proposto apresentou bom ajuste aos dados (χ²[145]= 475,299; CFI = 0,98; RMSEA=0,053). Todas as relações item-fator propostas apresentaram betas maiores do que 0,30. Foram encontrados razoáveis índices de consistência interna: autoconceito escolar, α= 0,69; valor atribuído à escola, α= 0,79; autoeficácia escolar, α= 0,74; e autoestima escolar, α= 0,72. Os dados fornecem respaldo empírico quanto à validade estrutural da escala. Esse instrumento representa um avanço nas medidas de self, apontando a possibilidade de uma definição e mensuração diferencial dos construtos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.