TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE THINKING STYLES INVENTORY – REVISED II (TSI-R2) NO BRASIL

Autores

  • katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco
  • Amanda Lays Monteiro Inácio Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Evidências de validade, Estilos de aprendizagem, Avaliação psicológica.

Resumo

O objetivo deste estudo foi traduzir, adaptar e analisar evidências de validade de conteúdo para o Thinking Styles Inventory-Revised II (TSI-R2), para o contexto brasileiro. Os passos para a operacionalização dessa etapa da pesquisa foram: tradução, tradução reversa, síntese das versões traduzidas, avaliação por especialistas, avaliação pelo público alvo e estudo piloto. A amostra para o levantamento de evidências de validade semântica foi de 40 alunos e a do estudo piloto foi de 80 alunos, todos do ensino fundamental público do estado do Paraná. Foi utilizada a estatística descritiva para o tratamento dos dados. Por fim, foram discutidas as convergências e discrepâncias entre as versões traduzida/original e a adaptada para o contexto brasileiro. 

Biografia do Autor

katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Estudos de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia ambos da Universidade Estadual de Londrina. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade São Francisco

Psicóloga. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, docente da graduação no curso de psicologia e no Programa de Pós-graduação Stricto-sensu em Psicologia, da Universidade São Francisco-SP. Bolsista produtividade do CNPq.

Amanda Lays Monteiro Inácio, Universidade Estadual de Londrina

Psicóloga. Mestranda bolsista CNPq em Educação pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. 

Publicado

2018-01-15

Como Citar

de Oliveira, katya L., dos Santos, A. A. A., & Inácio, A. L. M. (2018). TRADUÇÃO, ADAPTAÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE THINKING STYLES INVENTORY – REVISED II (TSI-R2) NO BRASIL. Avaliação Psicológica, 17(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13637

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.