Evidências de validade do Índice de Religiosidade de Duke (P-DUREL) entre adolescentes

Autores

  • Miriam Raquel Wachholz Strelhow Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jorge Castellá Sarriera Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Religiosidade, validade estatística, psicometria, DUREL

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Índice de Religiosidade de Duke (P-DUREL) entre adolescentes. Através de uma plataforma online, participaram 1.248 adolescentes brasileiros de ambos os sexos, entre 12 e 18 anos (M = 15,09, DP = 1,77), sendo 57,3% meninas. A estrutura fatorial foi verificada através de análises de componentes principais e análises fatoriais confirmatórias. O modelo unidimensional apresentou índices de ajuste satisfatórios, bem como adequada confiabilidade (α = 0,874). Análises multigrupo por sexo e idade indicaram que a estrutura fatorial e os pesos fatoriais são semelhantes para os grupos testados. As três dimensões da escala apresentaram correlações positivas significativas de médias a altas entre si, bem como com o Módulo “Espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais” (WHOQOL-SRPB). Conclui-se que o instrumento é adequado para a avaliação da religiosidade entre adolescentes brasileiros, podendo ser utilizado em futuros estudos com essa população. 

Publicado

2018-06-15

Como Citar

Strelhow, M. R. W., & Sarriera, J. C. (2018). Evidências de validade do Índice de Religiosidade de Duke (P-DUREL) entre adolescentes. Avaliação Psicológica, 17(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14630

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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