Perceived Emotional Intelligence Assessment – The Portuguese validation of Schutte’s Emotional Intelligence Scale (SEIS-P)

Autores

  • Cibele Satuf Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Samuel Monteiro Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.
  • Graça Esgalhado Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.
  • Henrique Pereira Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.
  • Rosa Marina Afonso Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.
  • Manuel Loureiro Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal. Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development, CIDESD.
  • Maria Miguel Barbosa Universidade da Beira Interior, Portugal.

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Schutte, Análise Fatorial, Validação Estatística, Língua Portuguesa

Resumo

O objetivo deste estudo foi expandir o domínio de avaliação científica da inteligência emocional (percebida) e validar a Escala de Inteligência Emocional de Schutte (SEIS) para adultos falantes de língua portuguesa. A amostra pesquisada foi formada por 2380 indivíduos, todos falantes de português, com idade média de 34.91 anos. A análise da validade fatorial mostrou quatro fatores, semelhante aos estudos internacionais de referência com esta escala, que explicaram 45.56% da variância total. Em consonância com os antecedentes teóricos e instrumentais, os quatro fatores foram denominados: Reconhecimento das emoções dos outros; Reconhecimento e comunicação de suas próprias emoções; Gerenciamento de suas próprias emoções e Uso de emoções. A confiabilidade do instrumento adaptado mostrou características psicométricas válidas para avaliar a inteligência emocional percebida, sugerindo que a versão em português da SEIS mantém a validade do conteúdo e uma estrutura regular, em comparação com versões previamente adaptadas e exploradas.

Biografia do Autor

  • Cibele Satuf, Universidade Federal de Minas Gerais.
    Doutoranda em Sociologia pela UFMG, bolsista FAPEMIG. Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade da Beira Interior, Portugal. Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pelo CEFET/MG. Psicóloga pela Universidade FUMEC.
  • Samuel Monteiro, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.

    PhD, Professor Auxiliar

    Universidade da Beira Interior

  • Graça Esgalhado, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.

    PhD, Professor Auxiliar

    Universidade da Beira Interior

  • Henrique Pereira, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.

    PhD, Professor Auxiliar com Agregação

    Universidade da Beira Interior

  • Rosa Marina Afonso, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal.

    PhD, Professor Auxiliar

    Universidade da Beira Interior

  • Manuel Loureiro, Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade da Beira Interior, Estrada do Sineiro, S/N 6200 Covilhã, Portugal. Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development, CIDESD.

    PhD, Professor Catedrático

    Universidade da Beira Interior

  • Maria Miguel Barbosa, Universidade da Beira Interior, Portugal.
    Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade da Beira Interior (Portugal), graduada em Psicologia pela mesma instituição.

Publicado

2019-10-17

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

Perceived Emotional Intelligence Assessment – The Portuguese validation of Schutte’s Emotional Intelligence Scale (SEIS-P). (2019). Avaliação Psicológica, 19(1). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/14814

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