Teste para Identificação de Sinais de Dislexia: efeitos de variáveis desenvolvimentais

Autores

  • Rauni Alves UFMT
  • Sofia Pellisson
  • Tatiana Nakano PUC-Campinas
  • Cíntia Salgado-Azoni UFRN
  • Tatiane Dias UFMT
  • Sylvia Ciasca UNICAMP

Palavras-chave:

Dislexia, Transtornos de Aprendizagem, Psicometria, Validade, Neuropsicologia

Resumo

Este estudo objetivou verificar influências das variáveis desenvolvimentais de idade, ano escolar e gênero no desempenho do “Teste para Identificação de Sinais de Dislexia” (TISD). Especificamente a partir da análise das duas primeiras, buscou-se também averiguar evidências de validade desse instrumento baseadas em variáveis externas. Participaram 515 crianças, selecionadas aleatoriamente, com 52% delas pertencentes ao gênero masculino e com idades entre 6 e 13 anos (M = 8,46; DP = 1,52). Por meio da Análise Univariada da Variância, foram encontrados somente efeitos das variáveis idade e ano escolar. Observou-se que o TISD foi capaz de diferenciar grupos de seis, sete e oito anos e também os anos escolares do primeiro e segundo ano e do terceiro e quarto ano. A partir desses resultados, foi possível adicionar evidências positivas de validade para o instrumento, de modo a motivar a condução de outros estudos de investigação de suas qualidades psicométricas.

Publicado

2019-04-09

Como Citar

Alves, R., Pellisson, S., Nakano, T., Salgado-Azoni, C., Dias, T., & Ciasca, S. (2019). Teste para Identificação de Sinais de Dislexia: efeitos de variáveis desenvolvimentais. Avaliação Psicológica, 18(3). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15604

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

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