Avaliação informatizada em crianças: desenvolvimento do Teste de Avaliação das Funções Executivas

Autores

  • Glauce Karine Conti de Freitas Elage Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alessandra Gotuzo Seabra Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

neuropsicologia, teste informatizado, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, inibição

Resumo

Funções executivas (FE) referem-se ao controle cognitivo que coordena comportamento e cognição. Emergem nos primeiros anos de vida e têm rápido crescimento na infância. Déficits em FE podem causar alterações em diversos desfechos, portanto, sua avaliação é fundamental. Este estudo objetivou desenvolver o Teste de Avaliação das FE (TAFE), instrumento informatizado para crianças de 4 a 10 anos, e fornecer evidências de validade e precisão. Foram conduzidas cinco etapas: 1) Definição teórica e metodológica; 2) Construção dos itens; 3) Estudo piloto; 4) Análise de juízes; e 5) Estudos iniciais de evidências de validade e precisão. As tarefas informatizadas mostraram-se adequadas para o público-alvo, de caráter lúdico e, conforme juízes, apresentaram validade de conteúdo. Houve correlações significativas entre as diferentes tarefas, incluindo memória de trabalho, inibição e flexibilidade, e precisão teste-reteste alta para a maioria das tarefas. Portanto, os resultados iniciais sugerem viabilidade para uso do TAFE no contexto brasileiro.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

Elage, G. K. C. de F., & Seabra, A. G. (2022). Avaliação informatizada em crianças: desenvolvimento do Teste de Avaliação das Funções Executivas. Avaliação Psicológica, 20(1). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/17491

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