Jogos Eletrônicos e o Bem-Estar de Jogadores: O Número de Horas de Jogo é Relevante?

Autores

Palavras-chave:

psicologia positiva, videogame, bem-estar subjetivo, jogos digitais

Resumo

Jogos eletrônicos são populares em várias partes do mundo. Pesquisas sobre os efeitos dos mesmos sobre a saúde dos jogadores vêm sendo realizadas desde a criação dos video games. Este estudo investigou as relações entre a frequência de jogo, os fatores de personalidade, os gêneros de jogos e as variáveis de bem-estar subjetivo. A pesquisa foi respondida por 599 participantes que utilizam jogos eletrônicos e por 160 que não possuem o hábito de jogar. Foram encontradas diferenças significativas entre jogadores e não-jogadores nas variáveis Satisfação de Vida, Afetos Positivos, Extroversão e Realização. As correlações entre Horas de Jogo e Satisfação de Vida, Afetos Positivos e Realização, bem comoas correlações encontradas entre Gêneros de Jogos e Fatores de Personalidade foram baixas. Horas de Jogo por Semana não é um forte preditor do Bem-Estar Subjetivo. Outras variáveis devem ser consideradas ao pesquisar o bem-estar de jogadores. Motivações, paixão e necessidades psicológicas básicas do jogador podem ter maior impacto nas variáveis de bem-estar. Os resultados apontados neste estudo vão contra a concepção de que o tempo de jogo, individualmente, seja responsável por alterações nos níveis de bem-estar.

Biografia do Autor

Fábio Spricigo Coser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicólogo (UFRGS), Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Claudia Hofheinz Giacomoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga (PUC-RS), doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Professora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da UFRGS.

Referências

Allen, J. J., & Anderson, C. A. (2018). Satisfaction and frustration of basic psychological needs in the real world and in video games predict internet gaming disorder scores and well-being. COMPUTERS IN HUMAN BEHAVIOR, 84, 220–229. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.02.034

Anglim, J., & Grant, S. (2016). Predicting psychological and subjective well-being from

personality: Incremental prediction from 30 facets over the Big 5. Journal of Happiness

studies, 17(1), 59-80. https://doi.org/10.1007/s10902-014-9583-7

Bean, A. M., Nielsen, R. K. L., van Rooij, A. J., & Ferguson, C. J. (2017). Video game addiction: The push to pathologize video games. Professional Psychology: Research and Practice, 48(5), 378-389. http://doi.org/10.1037/pro0000150

Błachnio, A., Przepiorka, A., & Pantic, I. (2016). Association between Facebook addiction, selfesteem and life satisfaction: A cross-sectional study. Computers in Human Behavior, 55, 701-705. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.10.026

Boyle, E. A., Hainey, T., Connolly, T. M., Gray, G., Earp, J., Ott, M., ... & Pereira, J. (2016). An update to the systematic literature review of empirical evidence of the impacts and outcomes of computer games and serious games. Computers & Education, 94, 178-192. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2015.11.003

Braun, B., Stopfer, J. M., Müller, K. W., Beutel, M. E., & Egloff, B. (2016). Personality and video gaming: Comparing regular gamers, non-gamers, and gaming addicts and differentiating between game genres. Computers in Human Behavior, 55, 406-412. https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.09.041

Brehm, A. L. (2013). Navigating the feminine in massively multiplayer online games: gender in World of Warcraft. Frontiers in psychology, 4. doi: 10.3389/fpsyg.2013.00903

Carras, M. C., Van Rooij, A. J., de Mheen, D., Musci, R., Xue, Q.-L., & Mendelson, T. (2017). Video gaming in a hyperconnected world: A cross-sectional study of heavy gaming, problematic gaming symptoms, and online socializing in adolescents. COMPUTERS IN HUMAN BEHAVIOR, 68, 472–479. https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.11.060

Chen, L. S.-L. (2008). Subjective well-being: Evidence from the different personality traits of online game teenager players. Cyberpsychology and Behavior, 11(5), 579–581. https://doi.org/10.1089/cpb.2007.0192

Comello, M. L. G., Francis, D. B., Marshall, L. H., & Puglia, D. R. (2016). Cancer Survivors Who Play Recreational Computer Games: Motivations for Playing and Associations with Beneficial Psychological Outcomes. Games for Health Journal, 5(4), 286–292. https://doi.org/10.1089/g4h.2016.0003

Delle Fave, A., Massimini, F., & Bassi, M. (2011). Hedonism and eudaimonism in positive psychology. In Psychological selection and optimal experience across cultures (pp. 3-18). Springer, Dordrecht. https://doi.org/10.1007/978-90-481-9876-4_1

Diener, E. (1984). Subjective well-being. Psychological bulletin, 95(3), 542.

Diener, E. D., Emmons, R. A., Larsen, R. J., & Griffin, S. (1985). The satisfaction with life scale. Journal of personality assessment, 49(1), 71-75.

Diener, E., Heintzelman, S. J., Kushlev, K., Tay, L., Wirtz, D., Lutes, L. D., & Oishi, S. (2017). Findings all psychologists should know from the new science on subjective well-being. Canadian Psychology/psychologie canadienne, 58(2), 87. https://doi.org/10.1037/cap0000063

Diener, E., Heintzelman, S. J., Kushlev, K., Tay, L., Wirtz, D., Lutes, L. D., & Oishi, S. (2017).

Findings all psychologists should know from the new science on subjective well-being. Canadian Psychology/psychologie canadienne, 58(2), 87.

https://doi.org/10.1037/cap0000063

Evans, J. D. (1996). Straightforward statistics for the behavioral sciences. Pacific Grove, CA: Brooks/Cole Publishing.

Granic, I., Lobel, A., & Engels, R. C. (2013). The benefits of playing video games. American psychologist, 69(1), 66. http://doi.org/10.1037/a0034857

Hutz, C. S., Zanon, C., Bardagi, M. P. (2014). Satisfação de Vida. Em Hutz, C. S. (Org.), Avaliação em Psicologia Positiva. (pp. 43-47). São Paulo, Brasil: Artmed.

Jackson, L., Witt, E. A., Von Eye, A., Fitzgerald, H. E., & Zhao, Y. (2010). Children’s information technology (IT) use and their physical, cognitive, social and psychological well-being (pp. 198–203). Michigan State University, East Lansing, MI 48824, United States. https://doi.org/10.1109/ICDS.2010.69

Jimenez, N., San-martin, S., Camarero, C., San, R., Cabezudo, J., Jimenez, N., & San-martin, S. (2019). What kind of video gamer are you ? Journal of Consumer Marketing. https://doi.org/10.1108/JCM-06-2017-2249

Johnson, D. & Gardner, J. (2010) Personality, motivation and video games. In 22nd Conference of the Computer-Human Interaction Special Interest Group of Australia on Computer-Human Interaction.

Kaye, L. K., Carlisle, C. R., & Griffiths, L. R. W. (2017). A Contextual Account of the Psychosocial Impacts of Social Identity in a Sample of Digital Gamers. Psychology of Popular Media Culture. American Psychological Association Inc. https://doi.org/10.1037/ppm0000173

Ladeira, W. J., de Santini, F. O., Sampaio, C. H., & Araujo, C. F. (2016). Experiential value and domain-specific innovativeness during freemium game usage: effects on child well-being. YOUNG CONSUMERS, 17(1), 64–77. https://doi.org/10.1108/YC-07-2015-00538

Lee, J. H., Karlova, N., Clarke, R. I., Thornton, K., & Perti, A. (2014). Facet Analysis of Video Game Genres. In iConference 2014 Proceedings (p. 125–139). doi:10.9776/14057

Lehenbauer-Baum, M., Klaps, A., Kovacovsky, Z., Witzmann, K., Zahlbruckner, R., & Stelina, B. U. (2015). Addiction and engagement: an explorative study toward classification criteria for internet gaming disorder. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 18(6), 343-349. http://dx.doi.org/10.1089/cyber.2015.0063

Lobel, A., Engels, R. C. M. E., Stone, L. L., Burk, W. J., & Granic, I. (2017). Video Gaming and Children’s Psychosocial Wellbeing: A Longitudinal Study. Journal of Youth and Adolescence, 46(4), 884–897. https://doi.org/10.1007/s10964-017-0646-z

Martončik, M. (2015). e-Sports: Playing just for fun or playing to satisfy life goals? Computers in Human Behavior, 48, 208–211. https://doi:10.1016/j.chb.2015.01.056

McCrae, R. R., & Costa, P. T. (2008). Empirical and theoretical status of the five-factor model of personality traits. The SAGE handbook of personality theory and assessment, 1, 273-294.

Melzer, A. (2018). Of Princesses, Paladins, and Players: Gender Stereotypes in Video Games. In Evolutionary Psychology and Digital Games (pp. 205-220). Routledge.

Natividade, J. C., & Hutz, C. S. (2015). Escala reduzida de descritores dos cinco grandes fatores de personalidade: prós e contras. Psico, 46(1), 79-89.

Newzoo (2018). Brazil Games Market 2018. Recuperado em 21 de Fevereiro, 2019, de https://newzoo.com/insights/infographics/brazil-games-market-2018/

Sioux Group (2018). Pesquisa Games Brasil 18. Recuperado em 21 de Fevereiro, 2019, de https://bit.ly/2Ej3fQm

Scharkow, M., Festl, R., Vogelgesang, J., & Quandt, T. (2015). Beyond the “core-gamer”: Genre preferences and gratifications in computer games. Computers in Human Behavior, 44, 293-298.

Shen, C., & Williams, D. (2011). Unpacking Time Online: Connecting Internet and Massively Multiplayer Online Game Use With Psychosocial Well-Being. COMMUNICATION RESEARCH, 38(1), 123–149. https://doi.org/10.1177/0093650210377196

Soto, C. J. (2015). Is happiness good for your personality? Concurrent and prospective relations of

the big five with subjective well‐being. Journal of personality, 83(1), 45-55.

https://doi.org/10.1111/jopy.12081

Statista (2017). Genre Breakdown of Video Game Sales in the United States in 2017. Recuperado em 21 de Fevereiro, 2019, de https://www.statista.com/statistics/189592/breakdown-of-us-video-game-sales-2009-by-genre/

Twenge, J. M., Martin, G. N., & Campbell, W. K. (2018). Decreases in Psychological Well-Being Among American Adolescents After 2012 and Links to Screen Time During the Rise of Smartphone Technology. EMOTION, 18(6), 765–780. https://doi.org/10.1037/emo0000403

Vella, K., Johnson, D., & Hides, L. (2015). Playing alone, playing with others: Differences in player experience and indicators of wellbeing (pp. 3–12). Games Research and Interaction, Design Lab, QUT, Brisbane, Australia: Association for Computing Machinery, Inc. https://doi.org/10.1145/2793107.2793118

Zammitto, V. L. (2010). Gamers' personality and their gaming preferences (Doctoral dissertation, Communication, Art & Technology: School of Interactive Arts and Technology).

Zanon, C., Bastianello, M. R., Pacico, J. C., & Hutz, C. S. (2013). Desenvolvimento e validação de uma escala de afetos positivos e negativos. Psico-USF, 18(2), 193-201.

Publicado

2019-10-30

Como Citar

Spricigo Coser, F., & Hofheinz Giacomoni, C. (2019). Jogos Eletrônicos e o Bem-Estar de Jogadores: O Número de Horas de Jogo é Relevante?. Avaliação Psicológica, 18(4). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18566

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.