Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita: Evidências de validade baseadas na TRI

Authors

  • Léia Gonçalves Gurgel Professora substituta do Departamento de FOnoaudiologia da UFSC. http://orcid.org/0000-0003-2679-1798
  • Livia Padilha de Teixeira UFRGS
  • Vanessa Kaiser Doutoranda do PPG em Ciências da Saude da UFCSPA
  • Monica Maria Celestina Oliveira UFCSPA
  • Caroline Tozzi Reppold UFCSPA

Keywords:

Estudos de validade, psicometria, adolescentes, Teoria de Resposta ao Item

Abstract

Este estudo objetiva buscar evidências de precisão e de validade com base na estrutura interna do Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita, utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Foram incluídos 304 participantes de Porto Alegre, entre 10 e 17 anos. Utilizou-se o TIDE, cujo objetivo é avaliar o potencial de aprendizagem em escrita narrativa de adolescentes. Verificou-se a dimensionalidade dos módulos em análise por meio de análise fatorial, satisfazendo critério para a realização das análises por meio da TRI. O módulo pré-teste foi ajustado para o modelo Logístico de dois parâmetros, com Alpha de Cronbach de 0,82. Todos os itens apresentaram valores adequados de discriminação, entre 1,88 e 3,49. A dificuldade dos itens variou de -0,01 a 1,27. O módulo instrucional foi ajustado pelo modelo de resposta gradual de Samejima, apresentando Alpha de Cronbach foi de 0,91. Observou-se, portanto, evidências de validade com base na estrutura interna do TIDE.

Author Biographies

  • Léia Gonçalves Gurgel, Professora substituta do Departamento de FOnoaudiologia da UFSC.
    FOnoaudóloga (UFCSPA), mestre e doutora em Ciencias da Saúde (UFCSPA), Pós doutora em psicologia do Ensino e da Aprendizagem (UFCSPA). Professora substituta do Departamento de Fonoaudiologia da UFSC, campus Florianópolis.
  • Livia Padilha de Teixeira, UFRGS
    Psicóloga, doutoranda em Psicologia da UFRGS.
  • Vanessa Kaiser, Doutoranda do PPG em Ciências da Saude da UFCSPA
    Psicóloga (UFCSPA), mestre e doutoranda em Ciencias da Saúde (UFCSPA).
  • Monica Maria Celestina Oliveira, UFCSPA
    Estatistica (UFBA), Doutora em Epidemiologia (UFRGS), Departamento de Saúde Coletiva UFCSPA.
  • Caroline Tozzi Reppold, UFCSPA
    Psicologa (UFRGS), mestre e doutora em Psicologia (UFRGS), Departamento de Psicologia UFCSPA.

References

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Published

2022-12-19

Issue

Section

Relato de Pesquisa

How to Cite

Teste Informatizado e Dinâmico de Escrita: Evidências de validade baseadas na TRI. (2022). Avaliação Psicológica, 20(1). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18908

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