Avaliação de dotação intelectual: contribuições e limites de duas medidas
Keywords:
Sobre-excitabilidade, Superdotação, Identificação.Abstract
Para comparar diferentes medidas de dotação intelectual, aplicaram-se a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) e a versão para pais das Escalas de Sobre-Excitabilidade (ESE-Pais), mais especificamente a escala de Sobre-excitabilidade Intelectual (SEI), em alunos do Ensino Fundamental (n=67) e em seus pais ou responsáveis (n=67), respectivamente. Foram obtidas correlações positivas significativas fracas entre a SEI e a capacidade geral de raciocínio (EG4 e EG5). A SEI também se correlacionou positiva e significativamente com alguns tipos de raciocínio (Verbal, Abstrato e Numérico). Os estudantes que apresentaram melhor desempenho no teste também tenderam a apresentar médias mais altas na SEI. As associações positivas entre os dois instrumentos permitem sugerir que ambos investigam construtos correlatos. Entretanto, as medidas devem ser consideradas como complementares e não substitutivas.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.