Questionário de condições de trabalho: reelaboração e validação de construto

Autores

  • Lí­via de Oliveira Borges Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Teresa Pires Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Antônio Alves Filho Universidade Federal de Alagoas
  • Anizaura Lídia Rodrigues Souza Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
  • Jorge Tarcisio da Rocha Falcão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clara Pires do Rêgo Lobão Amorim Leite Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sabrina Cavalcanti Barros Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Validade, condições de trabalho, construção civil, docentes, profissionais de saúde

Resumo

A pesquisa foi realizada com o objetivo de propor um questionário sobre as condições de trabalho, explorando sua consistência e validade de construto, bem como se as estruturas fatoriais variam por ocupações. Desenvolveram-se dois surveys, um com operários da construção de edificações e outro, com docentes de um centro de educação superior e profissionais de saúde de hospitais universitários. Os resultados mostraram a fatorabilidade das escalas referentes a três categorias das condições de trabalho, a saber: condições físicas e materiais, processos e características da atividade e ambiente sociogerencial. Compreendeu-se que as diferentes estruturas fatoriais encontradas por amostras refletem as especificidades das ocupações dos seus participantes. O questionário pode ser útil para diagnósticos ocupacionais, embora ainda apresente pontos a serem aperfeiçoados.

Biografia do Autor

Lí­via de Oliveira Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Titular. Departamento de Psicologia. Faculdade de Fiolosofia e Ciências Humanas

Publicado

2016-09-13

Como Citar

Borges, L. de O., Costa, M. T. P., Alves Filho, A., Souza, A. L. R., da Rocha Falcão, J. T., Leite, C. P. do R. L. A., & Barros, S. C. (2016). Questionário de condições de trabalho: reelaboração e validação de construto. Avaliação Psicológica, 12(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8119

Edição

Seção

Estudo Teórico