Medindo a autoestima dos adolescentes espanhóis: equivalência através de gênero e níveis educativos

Autores/as

  • Jose M. Tomas Universitat de Valencia
  • Patricia Sancho
  • Laura Galiana
  • Amparo Oliver
  • Pedro Hontangas

Palabras clave:

rotina de equivalencia, escala de autoestima de Rosenberg, diferenças de gênero e nível educativo

Resumen

A escala de autoestima de Rosenberg (RSES) já foi aplicada em todas as áreas da Psicología, destacando o interesse pelo estudo das diferenças de gênero e nível educativo. Paralelamente, houve um debate metodológico sobre suas propiedades psicométricas: a evidência assinala que mede apenas um fator de autoestima, mas confundido com um efeito de método associado a itens invertidos. O objetivo deste estudo é examinar as diferenças em gênero e nível educativo da RSES, controlando pela presença de efeitos de métodos em estudantes espanhóis. Foi estimado um modelo completamente a priori em quatro amostras: estudantes homens e mulheres de institutos e de universidades, e se implementou uma rotina completa de equivalência fatorial.   As conclusões são que a escala mede de forma adequada nas quatros amostras, e  que não houve diferenças nas médias latentes em função do gênero ou nível educativo

Biografía del autor/a

  • Jose M. Tomas, Universitat de Valencia
    Catedrático del Departamento de Metodología de las Ciencias del Comportamiento, Facultad de Psicología, Universitat de Valencia
  • Amparo Oliver
    Catedrática Metodología de las CC del Comportamiento, Universitat de Valencia, España
  • Pedro Hontangas
    Prof. Titular Metdología, Universitat de Valencia

Publicado

2016-10-14

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Cómo citar

Medindo a autoestima dos adolescentes espanhóis: equivalência através de gênero e níveis educativos. (2016). Avaliação Psicológica, 14(3). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/10396

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