Comparando as abordagens ESEM e CFA para analisar os grandes cinco fatores

Autores/as

  • Cristiano Mauro Assis Gomes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Evgjeni Gjikuria Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva - LAICO

Palabras clave:

validade, análise fatorial confirmatória, modelamento por equação estrutural, personalidade

Resumen

Marsh (2007) afirma que nenhum questionário de autorrelato dos grandes cinco fatores mostra grau de ajuste aceitável em análises fatoriais confirmatórias (AFC). Usualmente AFCs inferem que soluções de análises fatoriais exploratórias (AFE) são incorretas, concluindo que os instrumentos avaliados pelas AFEs não mensuram o que pretendem. O presente estudo investiga esta afirmação, avaliando a validade estrutural do Inventário de Características de Personalidade (ICP), um instrumento peculiar de autorrelato dos grandes cinco fatores. Somente uma AFE investigou a validade do ICP (Gomes, 2012). Reanalisamos os dados desse estudo (716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola brasileira). A solução de oito fatores correlacionados foi investigada via AFC e MEEE (modelamento por equação estrutural exploratório). O modelo mostrou-se inaceitável via AFC, apresentando bom ajuste via MEEE. A afirmação de Marsh corretamente predisse os resultados. Somente o MEEE permitiu concluir a validade estrutural do ICP.

Biografía del autor/a

Cristiano Mauro Assis Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Coordenador do Laboratório de Investigação da Arquitetura Cognitiva - LAICO - UFMG

Professor do Departamento de Psicologia - UFMG

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e Pós-Graduação em Neurociences - UFMG

Publicado

2017-04-15

Cómo citar

Gomes, C. M. A., & Gjikuria, E. (2017). Comparando as abordagens ESEM e CFA para analisar os grandes cinco fatores. Avaliação Psicológica, 16(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12118

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.