Relação entre atenção e desempenho escolar em leitura, escrita e aritmética no Ensino Fundamental
Palabras clave:
Atenção, Desempenho Escolar, Leitura, Escrita, AritméticaResumen
Este estudo buscou verificar se há relação entre atenção (seletiva e sustentada visual) e o desempenho escolar (leitura, escrita e aritmética). Foram avaliados 258 estudantes do 1º a 9º ano do Ensino Fundamental de escolas brasileiras públicas e privadas, com idade média de 10,33 anos (DP=2,52). Os estudantes foram avaliados através do Teste de Cancelamento do Sinos-Versão Infantil (TCS) e do Teste de Desempenho Escolar–Segunda Edição (TDE-II). Os escores dos testes foram correlacionados pelo coeficiente de correlação de Pearson, considerando o nível de significância de p<0,05. Houve correlações significativas positivas de intensidade fraca entre os escores totais do TCS e TDE-II e correlação negativas significativas de intensidade fraca entre os escores de erros e omissões do TCS e os escores totais do TDE-II. A partir desta investigação foi possível observar relação entre os construtos estudados, porém sugere-se que investigações futuras utilizem também diferentes métodos para avaliar outros processos atencionais
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.