Relação entre atenção e desempenho escolar em leitura, escrita e aritmética no Ensino Fundamental

Autores/as

  • Elissandra Serena de Abreu Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Vanisa Fante Viapiana Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul
  • Adriana Raquel Binsfeld Hess Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Hosana Alves Gonçalves Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul
  • Márcia Santos Sartori Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul
  • Claudia Hofheinz Giacomoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lilian Milnitsky Stein Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul
  • Rochele Paz Fonseca Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Atenção, Desempenho Escolar, Leitura, Escrita, Aritmética

Resumen

Este estudo buscou verificar se há relação entre atenção (seletiva e sustentada visual) e o desempenho escolar (leitura, escrita e aritmética).  Foram avaliados 258 estudantes do 1º a 9º ano do Ensino Fundamental de escolas brasileiras públicas e privadas, com idade média de 10,33 anos (DP=2,52). Os estudantes foram avaliados através do Teste de Cancelamento do Sinos-Versão Infantil (TCS) e do Teste de Desempenho Escolar–Segunda Edição (TDE-II). Os escores dos testes foram correlacionados pelo coeficiente de correlação de Pearson, considerando o nível de significância de p<0,05. Houve correlações significativas positivas de intensidade fraca entre os escores totais do TCS e TDE-II e correlação negativas significativas de intensidade fraca entre os escores de erros e omissões do TCS e os escores totais do TDE-II. A partir desta investigação foi possível observar relação entre os construtos estudados, porém sugere-se que investigações futuras utilizem também diferentes métodos para avaliar outros processos atencionais

 

Publicado

2017-10-15

Cómo citar

de Abreu, E. S., Viapiana, V. F., Hess, A. R. B., Gonçalves, H. A., Sartori, M. S., Giacomoni, C. H., … Fonseca, R. P. (2017). Relação entre atenção e desempenho escolar em leitura, escrita e aritmética no Ensino Fundamental. Avaliação Psicológica, 16(4). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/12989

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.