Meninos e meninas: As particularidades dos gêneros no método de Zulliger

Autores/as

  • Lucila Moraes Cardoso Universidade Estadual do Ceará
  • Jamille Cavalcante Oliveira Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

avaliação psicológica, validade do teste, teste de zulliger, crianças

Resumen

A constituição dos gêneros é feita em um determinado contexto, apresentando traços culturais específicos e refletindo-se nas instâncias afetivas e cognitivas dos sujeitos. Sendo assim, objetivou-se comparar o desempenho no Zulliger pelo Sistema Compreensivo em função da identificação das relações de gêneros entre meninas e meninos. Participaram do estudo 68 crianças, pareadas quanto ao sexo e a idade, variando esta entre 6 e 11 anos. O ZSC identificou nas meninas maior capacidade em demonstrar necessidades afetivas e uma forma de processamento mais imatura, e, nos meninos, possível meticulosidade, tendências a se refugiar na fantasia, emprego distorcido da verbalização e dificuldades nos relacionamentos interpessoais. O fato do ZSC distinguir as disparidades observadas de acordo com gênero sugere evidencias de validade para o método.

Publicado

2018-01-15

Cómo citar

Cardoso, L. M., & Oliveira, J. C. (2018). Meninos e meninas: As particularidades dos gêneros no método de Zulliger. Avaliação Psicológica, 17(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/13361

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.