Meninos e meninas: As particularidades dos gêneros no método de Zulliger
Palavras-chave:
avaliação psicológica, validade do teste, teste de zulliger, criançasResumo
A constituição dos gêneros é feita em um determinado contexto, apresentando traços culturais específicos e refletindo-se nas instâncias afetivas e cognitivas dos sujeitos. Sendo assim, objetivou-se comparar o desempenho no Zulliger pelo Sistema Compreensivo em função da identificação das relações de gêneros entre meninas e meninos. Participaram do estudo 68 crianças, pareadas quanto ao sexo e a idade, variando esta entre 6 e 11 anos. O ZSC identificou nas meninas maior capacidade em demonstrar necessidades afetivas e uma forma de processamento mais imatura, e, nos meninos, possível meticulosidade, tendências a se refugiar na fantasia, emprego distorcido da verbalização e dificuldades nos relacionamentos interpessoais. O fato do ZSC distinguir as disparidades observadas de acordo com gênero sugere evidencias de validade para o método.Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.