Questionário de Vitimização Virtual: propriedades psicométricas e descrições de vitimização virtual
Palabras clave:
violência, validade, precisão, avaliação psicológica, adolescentesResumen
Este estudo objetiva a investigação das evidências validade e precisão de um instrumento de avaliação de violência virtual. A amostra de 433 estudantes de três escolas públicas, com idades entre 11 e 20 anos (média = 13,91, DP=1,40), sendo 54,5% do sexo feminino responderam o instrumento Questionário de Vitimização Virtual (QVV) que inclui únicos e diferentes episódios de violência por meios de tecnologia e comunicação, inclusive o cyberbullying. A escala de medida foi de dois pontos (0= não; 1= sim), avalia as ocorrências de vitimização em dois momentos da vida: nos últimos doze meses e ao longo da vida. Os resultados apontam evidências de validade e precisão satisfatórias para ambas as versões. A TRI possibilitou maior compreensão quanto ao conteúdo dos itens e sua relação com o posicionamento dos itens num continuo de dificuldade. Os dados indicaram altos índices de violência virtual entre os adolescentes.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.