Análise de ementas de disciplinas de avaliação psicológica: novos tempos, velhas questões

Autores/as

Palabras clave:

formação do psicólogo, ensino superior, testes psicológicos, psicologia, universidades

Resumen

O objetivo desse estudo foi levantar e analisar ementas sobre ensino de avaliação psicológica dos cursos de Psicologia no Brasil. Para tanto, foram acessadas as ementas disponíveis em sites de instituições de ensino cadastradas pelo MEC. Após seleção das ementas, as mesmas foram divididas em unidades de texto e classificadas com base nas Diretrizes para Ensino de Avaliação Psicológica. Como resultados, foram recuperadas 478 ementas provindas de 133 instituições.  A distribuição de disciplinas foi do primeiro ao nono semestre, com ênfase no quarto, quinto e sexto. A carga horária é considerada insuficiente dada a quantidade de assuntos básicos a serem tratados. Também há ênfase no ensino tecnicista de testes em detrimento de disciplinas que visam compreensão mais ampla do processo como o uso de técnicas de avaliação (entrevista, observação, entre outros), elaboração de laudos e psicometria. Muito ainda deve ser modificado para atingir a qualidade mínima na área.

Publicado

2019-01-15

Cómo citar

Ambiel, R. A. M., Zuanazzi, A. C., Sette, C. P., Costa, A. R. L., & Cunha, F. A. (2019). Análise de ementas de disciplinas de avaliação psicológica: novos tempos, velhas questões. Avaliação Psicológica, 18(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/15229

Número

Sección

Relato de Pesquisa

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