Teste para Identificação de Sinais de Dislexia: efeitos de variáveis desenvolvimentais
Palabras clave:
Dislexia, Transtornos de Aprendizagem, Psicometria, Validade, NeuropsicologiaResumen
Este estudo objetivou verificar influências das variáveis desenvolvimentais de idade, ano escolar e gênero no desempenho do “Teste para Identificação de Sinais de Dislexia” (TISD). Especificamente a partir da análise das duas primeiras, buscou-se também averiguar evidências de validade desse instrumento baseadas em variáveis externas. Participaram 515 crianças, selecionadas aleatoriamente, com 52% delas pertencentes ao gênero masculino e com idades entre 6 e 13 anos (M = 8,46; DP = 1,52). Por meio da Análise Univariada da Variância, foram encontrados somente efeitos das variáveis idade e ano escolar. Observou-se que o TISD foi capaz de diferenciar grupos de seis, sete e oito anos e também os anos escolares do primeiro e segundo ano e do terceiro e quarto ano. A partir desses resultados, foi possível adicionar evidências positivas de validade para o instrumento, de modo a motivar a condução de outros estudos de investigação de suas qualidades psicométricas.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.