Perfil de desempenho no Teste de Raven: Diferenças entre crianças-adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Dificuldades de Leitura

Autores/as

  • Juliana Burges Sbicigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleonice Alves Bosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Ruschel Bandeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

inteligência, autismo, dislexia, distúrbios da leitura, matrizes progressivas.

Resumen

Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n=16), com DL (n=19) e com desenvolvimento típico (DT, n=35). Controlando o efeito da idade, os resultados indicaram desempenho superior do grupo TEA em relação aos demais grupos na Parte A do MPCR. O grupo com DL apresentou desempenho inferior ao grupo com DT na Parte A e no escore total do teste. O desempenho superior do grupo TEA na Parte A pode ser explicado a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, pois essa etapa do teste parece favorecer o processamento local. Já nas DL, o menor acesso ao material escrito poderia estar subjacente ao desempenho inferior nas habilidades visoespaciais exigidas na resolução do MPCR.  

Biografía del autor/a

Juliana Burges Sbicigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Doutora e pós-doutoranda em Psicologia pela UFRGS. Pesquisadora associada ao Nucleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva - Neurocog.

Cleonice Alves Bosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtornos do Desenvolvimento.

Denise Ruschel Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo

Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva - Neurocog.

Publicado

2019-04-20

Cómo citar

Sbicigo, J. B., Bosa, C. A., Bandeira, D. R., Teixeira, M. C. T. V., & de Salles, J. F. (2019). Perfil de desempenho no Teste de Raven: Diferenças entre crianças-adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Dificuldades de Leitura. Avaliação Psicológica, 18(2). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/16917

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.