Perfil de desempenho no Teste de Raven: Diferenças entre crianças-adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com Dificuldades de Leitura
Palabras clave:
inteligência, autismo, dislexia, distúrbios da leitura, matrizes progressivas.Resumen
Esse estudo comparou o desempenho de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Dificuldades de Leitura (DL) no Teste de Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (MPCR). Participaram 70 crianças e adolescentes, entre sete e 14 anos, com TEA (n=16), com DL (n=19) e com desenvolvimento típico (DT, n=35). Controlando o efeito da idade, os resultados indicaram desempenho superior do grupo TEA em relação aos demais grupos na Parte A do MPCR. O grupo com DL apresentou desempenho inferior ao grupo com DT na Parte A e no escore total do teste. O desempenho superior do grupo TEA na Parte A pode ser explicado a partir da Teoria da Fraca Coerência Central, pois essa etapa do teste parece favorecer o processamento local. Já nas DL, o menor acesso ao material escrito poderia estar subjacente ao desempenho inferior nas habilidades visoespaciais exigidas na resolução do MPCR.
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