PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ALMOST PERFECT SCALE-REVISED ADAPTADA PARA O PORTUGUÊS

Autores/as

  • Flávio Henrique dos Reis Soares Universidade Federal de Minas Gerais
  • Anelisa Vaz de Carvalho Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900
  • Eduardo Keegan Departamento de Psicologia Clínica e Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires - Argentina Av. Hipólito Yrigoyen 3242, C1174 CABA, Argentina
  • Carmem Beatriz Neufeld Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900
  • Marcela Mansur-Alves Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Mimas Gerais Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha – Belo Horizonte, Minas Gerais CEP: 31270-901

Palabras clave:

Almost-Perfect-Scale (APS-R), Perfeccionismo, Propriedades Psicométricas, Modelagem de equação estrutural exploratória

Resumen

O perfeccionismo é um construto multidimensional cujo estudo vem aumentando desde 1990. Em 2001, Slaney e colaboradores criaram a Almost Perfect Scale-Revised composta por três dimensões: Padrões, Discrepância e Ordem. Porém, até a data não havia medidas de perfeccionismo para brasileiros. Assim, o presente estudo objetivou analisar as propriedades psicométricas e testar modelos confirmatórios para adaptação da APS-R para brasileiros. Participaram universitários (n=814) do sexo masculino e feminino (81%), idade média de 25 anos (7,57), de diferentes cursos de graduação, os quais responderam à APS-R e a um questionário de caracterização sociodemográfica. Os 23 itens da escala carregaram nos fatores propostos e cada dimensão apresentou índices de consistência interna satisfatórios (0,75 à 0,89). Dentre os modelos estruturais testados, o modelo bi-fatorial mostrou-se superior ao original de três fatores e outro de dois. Diferenças culturais na expressão do perfeccionismo podem ser responsáveis por isto. São discutidas limitações e implicações do estudo

 

Biografía del autor/a

Flávio Henrique dos Reis Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mminas Gerais.

Doutorando em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognição e Comportamento. Departamento de Psicologia.

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.

 

Anelisa Vaz de Carvalho, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto

Eduardo Keegan, Departamento de Psicologia Clínica e Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires - Argentina Av. Hipólito Yrigoyen 3242, C1174 CABA, Argentina

Professor do Departamento de Psicologia Clínica e Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires  - Argentina
Av. Hipólito Yrigoyen 3242, C1174 CABA, Argentina

Carmem Beatriz Neufeld, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900

Professora do Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade do Estado de São Paulo, Campus Ribeirão Preto

Av. Bandeirantes, 3900 - Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto - SP, Brasil CEP: 14040-900

Marcela Mansur-Alves, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Mimas Gerais Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha – Belo Horizonte, Minas Gerais CEP: 31270-901

Professora no Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Mimas Gerais

Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Pampulha – Belo Horizonte, Minas Gerais CEP: 31270-901

Citas

Arana, F. G., Keegan, E., & Rutsztein, G. (2009). Adaptación de una medida multidimensional de perfeccionismo: la Almost Perfect Scale-Revised (APS-R). Un estudio preliminar sobre sus propiedades psicométricas en una muestra de estudiantes universitarios argentinos. Revista Evaluar, 9, 35–53. Recuperado de: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revaluar/article/view/463

Asparouhov, T., & Muthén, B. (2009). Exploratory structural equation modeling. Structural equation modeling: a multidisciplinary journal, 16(3), 397-438. http://doi.org/10.1080/10705510903008204

Cazan, A. (2016). Almost Perfect Scale - Validity of a Perfectionism Scale on a Romanian University Sample. Romanian Journal of Experimental Applied Psychology, 7(1), 367–371.

Chan, D. W. (2010). Perfectionism Among Chinese Gifted and Nongifted Students in Hong Kong: The Use of the Revised Almost Perfect Scale. Journal for the Education of the Gifted. Orange, 34(1), 68–98. http://doi.org/10.1177/016235321003400104

Egan, S. J., Piek, J. P., & Dyck, M. J. (2015). Positive and Negative Perfectionism and the Big Five Personality Factors. Behaviour Change, 32(02), 104–113. http://doi.org/10.1017/bec.2015.3

Egan, S. J., Wade, T. D., Shafran, R., & Antony, M. M. (2014). Cognitive-behavioral treatment of perfectionism. Cognitive-behavioral treatment of perfectionism. New York: Guilford Publications

Flett, G. L., & Hewitt, P. L. (2016). Still Measuring Perfectionism After All These Years: Reflections and an Introduction to the Special Issue on Advances in the Assessment of Perfectionism. Journal of Psychoeducational Assessment, 1–5. http://doi.org/10.1177/0734282916651540

Freiberg, A., Stover, J., de la Iglesia, G., & Fernández, M. (2013). Correlaciones policóricas y tetracóricas en estudios factoriales exploratorios y confirmatorios. Ciencias Psicológicas, 7(2),151-164

Frost, R. O., Marten, P., Lahart, C., & Rosenblate, R. (1990). The dimensions of perfectionism. Cognitive Therapy and Research, 14(5), 449–468. http://doi.org/10.1007/BF01172967

Gäde, J. C., Schermelleh-Engel, K., & Klein, A. G. (2017). Disentangling the common variance of perfectionistic strivings and perfectionistic concerns: A bifactor model of perfectionism. Frontiers in Psychology, 8(FEB). http://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00160

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman.

Handley, A. K., Egan, S. J., Kane, R. T., & Rees, C. S. (2015). A randomised controlled trial of group cognitive behavioural therapy for perfectionism. Behaviour Research and Therapy, 68, 37–47. http://doi.org/10.1016/j.brat.2015.02.006

Hewitt, P. L., Flett, G. L., Turnbull-Donovan, W., & Mikail, S. F. (1991). The Multidimensional Perfectionism Scale: Reliability, validity, and psychometric properties in psychiatric samples. Psychological Assessment, 3(3), 464–468. http://doi.org/10.1037/1040-3590.3.3.464

Hu, L. T., & Bentler, P. M. (1999). Cutoff criteria for fit indexes in covariance structure analysis: Conventional criteria versus new alternatives. Structural Equation Modeling, 6(1), 1–55. http://doi.org/10.1080/10705519909540118

Kim, L. E., Chen, L., MacCann, C., Karlov, L., & Kleitman, S. (2015). Evidence for three factors of perfectionism: Perfectionistic Strivings, Order, and Perfectionistic Concerns. Personality and Individual Differences, 84, 16–22. http://doi.org/10.1016/j.paid.2015.01.033

Ferrando, P. J., & Lorenzo-Seva, U. (2014). El análisis factorial exploratorio de los ítems: algunas consideraciones adicionales. Anales de Psicología, 30(3), 1170-1175.

Mitchell, J. H., Newall, C., Broeren, S., & Hudson, J. L. (2013). The role of perfectionism in cognitive behaviour therapy outcomes for clinically anxious children. Behaviour Research and Therapy, 51(9), 547–554. http://doi.org/10.1016/j.brat.2013.05.015

Mobley, M., Slaney, R. B., & Rice, K. G. (2005). Cultural validity of the Almost Perfect Scale--Revised for African American college students. Journal of Counseling Psychology, 52(4), 629–639. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.1037/0022-0167.52.4.629

Park, H.-J. (2009). Validation of the Almost Perfect Scale-Revised. The Korean Journal of Counseling and Psychotherapy, 21(1), 131–149.

Pasquali, L. (2017). Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação (4th ed.). Petrópolis, RJ: Editora Vozes.

Rice, K. G., & Ashby, J. S. (2007). An efficient method for classifying perfectionists. Journal of Counseling Psychology, 54(1), 72–85. http://doi.org/10.1037/0022-0167.54.1.72

Rice, K. G., Ashby, J. S., & Slaney, R. B. (2007). Perfectionism and the Five-Factor Model of Personality. Assessment, 14(4), 385–398. http://doi.org/10.1177/1073191107303217

Rodriguez, A., Reise, S. P., & Haviland, M. G. (2016). Evaluating Bifactor Models : Calculating and Interpreting Statistical Indices, 21(2), 137–150. http://doi.org/http://dx.doi.org/10.1037/met0000045

Rodriguez, A., Reise, S. P., Haviland, M. G., Rodriguez, A., Reise, S. P., & Applying, M. G. H. (2015). Applying Bifactor Statistical Indices in the Evaluation of Psychological Measures Applying Bifactor Statistical Indices in the Evaluation of Psychological Measures, 3891(November). http://doi.org/10.1080/00223891.2015.1089249

Sastre-Riba, S., Pérez-Albéniz, A., & Fonseca-Pedrero, E. (2016). Assessing perfectionism in children and adolescents: Psychometric properties of the Almost Perfect Scale Revised. Learning and Individual Differences, 49, 386–392. http://doi.org/10.1016/j.lindif.2016.06.022

Slaney, R., Rice, K., Mobley, M., Trippi, J., & Ashby, J. S. (2001). The Revised Almost Perfect Scale. Measurement and Evaluation in Counseling & Development, 34(3), 130–145.

Smith, M. M., Smith, M. M., & Saklofske, D. H. (2017). The Structure of Multidimensional Perfectionism : Support for a Bifactor Model With a Dominant General Factor The Structure of Multidimensional Perfectionism : Support for a Bifactor Model With a Dominant General Factor, (April). http://doi.org/10.1080/00223891.2016.1208209

Stairs, A. M., Smith, G. T., Zapolski, T. C. B., Combs, J. L., & Settles, R. E. (2012). Clarifying the construct of perfectionism. Assessment, 19(2), 146–66. http://doi.org/10.1177/1073191111411663

Stoeber, J., Otto, K., Bardi, A., Giner-Sorolla, R., Hamilton-West, K., Joor-Mann, J., … Weick, M. (2006). Positive conceptions of perfectionism: Approaches, evidence, challenges. Personality and Social Psychology Review, 10(4), 295–319. http://doi.org/10.1207/s15327957pspr1004

Stoeber, J. (2018). The psychology of perfectionism: Critical issues, open questions, and future directions. In J. Stoeber (Ed.), The psychology of perfectionism: Theory, research, applications. London: Routledge.

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. Pearson, 24. http://doi.org/10.1037/022267

Törnblom, A. W., Werbart, A., & Rydelius, P. A. (2013). Shame Behind the Masks: The Parents’ Perspective on Their Sons’ Suicide. Archives of Suicide Research, 17(3), 242–261. http://doi.org/10.1080/13811118.2013.805644

Vandiver, B. J., & Worrell, F. C. (2002). The reliability and validity of scores on the Almost Perfect Scale–Revised with academically talented middle school students. The Journal of Secondary Gifted Education, 3(Spring), 108–119. http://doi.org/10.4219/jsge-2002-372

Walton, G. E., Hibbard, D. R., Coughlin, C., & Coyl-Shepherd, D. D. (2018). Parenting, personality, and culture as predictors of perfectionism. Current Psychology, 1-13. https://doi.org/10.1007%2Fs12144-018-9793-y

Wang, K. T., Puri, R., Slaney, R. B., Methikalam, B., & Chadha, N. (2012). Cultural Validity of Perfectionism Among Indian Students. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, 45(1), 32–48. http://doi.org/10.1177/0748175611423109

Publicado

2020-07-02

Cómo citar

Soares, F. H. dos R., de Carvalho, A. V., Keegan, E., Neufeld, C. B., & Mansur-Alves, M. (2020). PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ALMOST PERFECT SCALE-REVISED ADAPTADA PARA O PORTUGUÊS. Avaliação Psicológica, 19(3). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/17282

Número

Sección

Relato de Pesquisa

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.