Estudo de Validação da Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar
Palabras clave:
psicólogos escolares, escola, construção do testeResumen
Este estudo teve como objetivo a construção e a validação de uma escala de avaliação de autoeficácia para psicólogos que atuam em contexto escolar, a partir da Teoria Social Cognitiva, que explica o comportamento humano através da proatividade, da autorregulação e da auto-organização. Considerando a inexistência de instrumentos de autoeficácia ocupacional direcionada a esses profissionais em contexto escolar, este estudo procurou criar um instrumento (Escala de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar - EAPsi) e, também, avaliar as suas qualidades psicométricas. Participaram da pesquisa 205 psicólogos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, sendo 80% do gênero feminino, com idade média de 35 anos. Os resultados da análise fatorial exploratória indicaram que, a EAPsi, formada por 25 itens, apresenta 6 dimensões: autoeficácia profissional; autoeficácia com equipe gestora; autoeficácia com famílias; autoeficácia com equipe multidisciplinar; autoeficácia com instrumentos de avaliação psicológica e autoeficácia com avaliação psicológica. A escala apresentou excelente consistência interna e boas características psicométricas.
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