Construção de um Questionário Transcultural de Motivos de Abandono do Ensino Superior

Autores

  • Leandro S. Almeida CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
  • Joana R. Casanova Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal
  • Ana B. Bernardo Departamento de Psicología de la Universidad de Oviedo
  • Antonio Cervero Faculdade de Psicologia, Universidade de Oviedo, Espanha.
  • Acácia Angeli Santos Universidade São Francisco/Campinas.
  • Rodolfo A. M. Ambiel Universidade São Francisco/Campinas.

Palavras-chave:

Ensino Superior, Motivos de abandono, Estudantes do 1.º ano

Resumo

O abandono do Ensino Superior é um tema relevante pela sua incidência e consequências negativas no estudante, família, instituição e sociedade em geral. Procurando conhecer os motivos da intenção de abandono, investigadores do Brasil, Espanha e Portugal convergiram na construção de um questionário de avaliação transcultural. Atendendo à multidimensionalidade das causas de abandono, o questionário abarca seis dimensões: Social, Académica, Professores, Saúde e Bem-estar, Institucional e Financeira. A análise fatorial dos resultados, com amostras autónomas de estudantes do 1.º ano do Brasil, Espanha e Portugal, mostrou uma distribuição adequada dos itens nas seis dimensões, com alguma discrepância na dimensão “Professores” na amostra do Brasil. Os índices de consistência interna atingiram níveis adequados nas seis dimensões. Futuros desenvolvimentos devem testar a dimensionalidade do questionário e a sua invariância nos três países, incluindo já variáveis psicológicas e académicas para análise da validade de critério.

Biografia do Autor

Leandro S. Almeida, CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho.

Professor catedrático  do CIEd – Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 5710-057 Braga, Portugal.

Joana R. Casanova, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Portugal

Doutoranda em Ciências da Educação, Especialidade de Psicologia da Educação com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/117902/2016). Membro do Centro de Investigação em Educação (CIEd-UMinho, Portugal)

Ana B. Bernardo, Departamento de Psicología de la Universidad de Oviedo

Doctora en Psicología por la Universidad de Oviedo y profesora
del área de Psicología Evolutiva y de la Educación del Departamento de Psicología de la Universidad de Oviedo

Antonio Cervero, Faculdade de Psicologia, Universidade de Oviedo, Espanha.

Graduado em Psicologia por la UNED, Licenciado em Pedagogia y Diplomado em Magisterio por la Universidad de Oviedo. Es PDI (personal docente e investigador) de la Universidad de Oviedo a través del programa de becas predoctorales Severo Ochoa del Gobierno del Principado de Asturias.

Acácia Angeli Santos, Universidade São Francisco/Campinas.

Psicóloga e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. É Professora Titular do Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, Campinas/Brasil. Bolsista Produtividade do CNPq.

Rodolfo A. M. Ambiel, Universidade São Francisco/Campinas.

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica) e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. É editor-chefe da Revista Psico-USF (Qualis A2). Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) - gestões 2015-2017 e 2017-2019. Bolsista Produtividade do CNPq - nível 2.

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Publicado

2019-04-15

Como Citar

Almeida, L. S., Casanova, J. R., Bernardo, A. B., Cervero, A., Santos, A. A., & Ambiel, R. A. M. (2019). Construção de um Questionário Transcultural de Motivos de Abandono do Ensino Superior. Avaliação Psicológica, 18(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/17694

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