Instrumento de Vigilância e Rastreio para Detecção de Atraso no Desenvolvimento Infantil em Formato de Aplicativo Móvel: Revisão da Literatura
Palabras clave:
Desenvolvimento Infantil, Rastreio, Vigilância, m-HealthResumen
Este estudo investigou o uso de instrumentos de monitoramento e rastreio para atraso do desenvolvimento infantil por meio tecnologia móvel através de uma revisão sistemática. Além disso, objetivou-se caracterizar as metodologias utilizadas, amostras de participantes, se clínicas ou não, contexto de pesquisa bem como a finalidade do uso instrumento. Foi realizada a busca de artigos, por três juízes, nas bases de dados indexadas na BVS, PUBMED/MEDLINE e APA PsyNET. Utilizaram-se as recomendações da Declaração Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses para essa revisão. A partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados seis artigos. Apenas um dos estudos não envolveu amostra clínica, três estudos com utilização de instrumentos de rastreio e três com instrumentos de vigilância, 5 realizados no contexto da saúde e 1 em universidade. Conclui-se que mais estudos sejam necessários, especialmente para avaliar o impacto do uso de instrumentos de monitoramento e rastreio para atraso no desenvolvimento infantil em formato de tecnologia móvel
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil; Rastreio, Vigilância, m-Health
Citas
Referências Bibliográficas:
AAP; Bright Futures. (n.d.). Guidelines for Health Supervision of Infants, Children, and Adolescents, 77–113. Retrieved from https://brightfutures.aap.org/Bright Futures Documents/BF4_HealthyDevelopment.pdf
AAP; Identifying Infants and Young Children With Developmental Disorders in the Medical Home: An Algorithm for Developmental Surveillance and Screening. (2006). PEDIATRICS. https://doi.org/10.1542/peds.2006-1231
Accardo PJ, Whitman BY, Behr SK, Farrell A, M. E., & Morrow-Gorton. (2003). Dictionary of Developmental Disabilities (2nd ed). Paul H. Brookes Publishing.
American Psyquiatric Association. (2014). DSM-V. Manual Diagnóstico E Estatístico De Transtornos Mentais - DSM-V. https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596.744053
Becker, D., van Breda, W., Funk, B., Hoogendoorn, M., Ruwaard, J., & Riper, H. (2018). Predictive modeling in e-mental health: A common language framework. Internet Interventions, 12(March), 57–67. https://doi.org/10.1016/j.invent.2018.03.002
BRASIL, M. D. S. (2017). Caderneta de Saúde da Criança Menina. BRASÍLIA.
Brooks, E. (2015). Introducing electronic screening tools for developmental delay and autism into pediatric primary care | Agency for Healthcare Research & Quality, (August), 1–3. Retrieved from https://www.ahrq.gov/policymakers/chipra/demoeval/what-we-learned/pa-specialinnovation.html
Caminha, M. de F. C., Silva, S. L. da, Lima, M. de C., Azevedo, P. T. Á. C. C. de, Figueira, M. C. dos S., & Batista Filho, M. (2017). Vigilância do Desenvolvimento Infantil: Análise da Situação Brasileira. Revista Paulista de Pediatria. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;1;00009
CDC, Development, N., & Development, A. (2017). CDC : “ Learn the Signs , Act Early .” Notes, 35–36.
Charchat-Fichman, H., Uehara, E., & Santos, C. F. (2014). New Technologies in Assessment and Neuropsychological Rehabilitation. Temas Em Psicologia, 22(3), 539–553. https://doi.org/10.9788/TP2014.3-01
Cheng, H. Y. K., Chang, H. T., Huang, P. H., Ju, Y. Y., Chen, L. Y., & Tseng, K. C. (2017). The Design and Validation of a Child Developmental e-Screening System. Journal of Medical Systems, 41(4). https://doi.org/10.1007/s10916-017-0701-z
Ciani, O., Cucciniello, M., Petracca, F., Apolone, G., Merlini, G., Novello, S., … Tarricone, R. (2019). Lung Cancer App (LuCApp) study protocol: A randomised controlled trial to evaluate a mobile supportive care app for patients with metastatic lung cancer. BMJ Open. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-025483
Comitê Gestor da Internet no Brasil. (2017). ICT Households 2017 - Survey on the use of information and communication technologies in brazilian households
Comunicação, E. B. de., EBC (2017). Retrieved from http://www.ebc.com.br/
Conselho Federal de Psicologia. (2018). Retrieved from www.cfp.org
Damásio, B. F., & Borsa, J. C. (2017). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicologicos. (V. Editora, Ed.) (1. ed).
Dornelas, L. D. F., Duarte, N. M. D. C., & Magalhães, L. D. C. (2015). Neuropsychomotor developmental delay: Conceptual map, term definitions, uses and limitations. Revista Paulista de Pediatria, 33(1), 88–103. https://doi.org/10.1016/j.rpped.2014.04.009
Duffany, K. O., McVeigh, K. H., Kershaw, T. S., Lipkind, H. S., & Ickovics, J. R. (2016). Maternal Obesity: Risks for Developmental Delays in Early Childhood. Maternal and Child Health Journal, 20(2), 219–230. https://doi.org/10.1007/s10995-015-1821-z
Figueiras C, Neves S, Graziela R, B. (n.d.). Organização Pan-Americana da Saúde Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI. Washington, D.C.: OPAS, 2005. Retrieved from chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1711.pdf
Fonseca de Oliveira, A.R, & Alencar, M.S. de M. (2015) O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fontes de informação e educação em saúde. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência Da Informação, Campinas, v. 15, n., 234–245. Retrieved from https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137
Gadomski, A. M., Riley, M. R., Scribani, M., & Tallman, N. (2018). Impact of “learn the Signs. Act Early.” materials on parental engagement and doctor interaction regarding child development. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, 39(9), 693–700. https://doi.org/10.1097/DBP.0000000000000604
Grantham-McGregor, S., Cheung, Y. B., Cueto, S., Glewwe, P., Richter, L., & Strupp, B. (2007). Developmental potential in the first 5 years for children in developing countries. Lancet, 369(9555), 60–70. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)60032-4
Halle, T., Zaslow, M., Wessel, J., Moodie, S., & Darling-Churchill, K. (2011). Understanding and Choosing Assessments and Developmental Screeners for Young Children Ages 3-5: Profiles of Selected Measures. Understanding and Choosing Assessments and Developmental Screeners for Young Children Ages 3-5: Profiles of Selected Measures. https://doi.org/10.1037/e679492012-001
Higgs, E. S., Goldberg, A. B., Labrique, A. B., Cook, S. H., Schmid, C., Cole, C. F., & Obregón, R. A. (2014). Understanding the role of mhealth and other media interventions for behavior change to enhance child survival and development in low-and middle-income countries: An evidence review. Journal of Health Communication, 19, 164–189. https://doi.org/10.1080/10810730.2014.929763
Infancia., M. da S. O. P.-A. da S. F. das N. U. para a. (2017). Manual AIDPI Criança: 2 meses a 5 anos (1 aedição). Brasilia: Biblioteca Virtual em Saúde Do Ministério da Saúde.
International test commission. (2013). International test commission itc Guidelines on Test Use, 30. Retrieved from https://www.intestcom.org/files/guideline_test_use.pdf
Johnson, C. P., & Blasco, P. A. (2007). Infant Growth and Development. Pediatrics in Review, 18(7), 224–242. https://doi.org/10.1542/pir.18-7-224
Koich Miguel in Damásio, B. F., & Borsa, J. C. (2017). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicologicos. (V. Editora, Ed.) (1. ed).
Lin, H. C., Chiu, Y. H., Chen, Y. J., Wuang, Y. P., Chen, C. P., Wang, C. C., … Ho, W. H. (2017). Continued use of an interactive computer game-based visual perception learning system in children with developmental delay. International Journal of Medical Informatics, 107(July), 76–87. https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2017.09.003
Maleka, B. K., Van Der Linde, J., Glascoe, F. P., & Swanepoel, D. W. (2016). Developmental Screening—Evaluation of an m-Health Version of the Parents Evaluation Developmental Status Tools. Telemedicine and E-Health, 22(12), 1013–1018. https://doi.org/10.1089/tmj.2016.0007
Malwade, S., Abdul, S. S., Uddin, M., Nursetyo, A. A., Fernandez-Luque, L., Zhu, X. (Katie) K., … Li, Y. C. (Jack). (2018). Mobile and wearable technologies in healthcare for the ageing population. Computer Methods and Programs in Biomedicine. https://doi.org/10.1016/j.cmpb.2018.04.026
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Journal of Clinical Epidemiology. https://doi.org/10.1016/j.jclinepi.2009.06.005
Moodie, S., Daneri, P., Goldhagen, S., Halle, T., Green, K., & LaMonte, L. (2014). BIRTH TO 5: WATCH ME THRIVE! A Compendium of Screening Measures for Young Children. Office of Planning, Research and Evaluation, Administration for Children and Families, U.S. Department of Health and Human Services., (March).
Muñoz, D., & Arriaga, R. I. (2015). Human-computer interaction – INTERACT 2015: 15th IFIP TC 13 international conference Bamberg, Germany, september 14-18, 2015 proceedings, Part III. Lecture Notes in Computer Science (Including Subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), 9298, 53–70. https://doi.org/10.1007/978-3-319-22698-9
Parker, R. M., Dmitrieva, E., Frolov, S., & Gazmararian, J. A. (2012). Text4baby in the United States and Russia: An opportunity for understanding how mHealth affects maternal and child health. Journal of Health Communication, 17(SUPPL. 1), 30–36. https://doi.org/10.1080/10810730.2011.649162
Primi, R. (2010). Avaliação Psicológica no Brasil: Fundamentos, Situação Atual e Direções para o Futuro Psychological Assessment in Brazil: Foundations, Current Situation and Future Directions. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26(19), 25–3.
Scherzer, A. L., Chhagan, M., Kauchali, S., & Susser, E. (2012). Global perspective on early diagnosis and intervention for children with developmental delays and disabilities. Developmental Medicine and Child Neurology, 54(12), 1079–1084. https://doi.org/10.1111/j.1469-8749.2012.04348.x
Shevell M, Ashwal S, Donley D, Flint J, Gingold M, Hirtz D, et al.Practice parameter: evaluation of the child with global develop-mental delay: report of the Quality Standards Subcommittee ofthe American Academy of Neurology and The Practice Commit-tee of the Child Neurology Society. Neurology. 2003;60:367---80.
Suh, H., Porter, J. R., Racadio, R., Sung, Y.-C., & Kientz, J. A. (2016). Baby Steps Text: Feasibility Study of an SMS-Based Tool for Tracking Children’s Developmental Progress. AMIA ... Annual Symposium Proceedings. AMIA Symposium, 2016, 1997–2006. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28269959%0Ahttp://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=PMC5333272
Twomey, D. M., Wrigley, C., Ahearne, C., Murphy, R., De Haan, M., Marlow, N., & Murray, D. M. (2018). Feasibility of using touch screen technology for early cognitive assessment in children. Archives of Disease in Childhood, 103(9), 853–858. https://doi.org/10.1136/archdischild-2017-314010
Warrell, L., & Arriaga, R. I. (2017). ActEarly: Evaluation and Redesing of a Mobile Application for Tracking Developmental Milestones. Atlanta, Georgia: School of Interactive Computing Georgia Institute of Technology.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Avaliação Psicológica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.