VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE CONSTRUCTO DA ESCALA “STUDENT ALIENATION AND TRAUMA SURVEY - R”
Palabras clave:
Instrumentos psicológicos, validação de conteúdo, validação de constructo, violência na escola, traumaResumen
Objetivou-se realizar uma validação de conteúdo e de constructo da escala Student Alienation and Trauma Survey – R. Para a validação de conteúdo, foram feitas: tradução, retrotradução, equivalência semântica, análise do instrumento por profissionais da área e avaliação por amostra da população alvo; e para validação de constructo foi realizada análise fatorial exploratória e cálculo do alfa de Crombach das partes I (experiências de vitimização escolar) e II (sintomas decorrentes da vitimização) do instrumento. A maioria dos itens não foi alterada, tendo tido também um índice adequado de concordância entre os juízes. Após 46 estudantes universitários terem preenchido a escala, foram realizadas adaptações. Foram obtidos quatro fatores na parte I e 10 na II. Além disso, os alfas de Crombach das duas subescalas foram adequados. Os resultados obtidos com esse estudo apontam para a viabilidade da utilização do instrumento no contexto brasileiro, no entanto ainda são necessários estudos de validação externa.Publicado
2016-09-21
Cómo citar
Albuquerque, P. P. de, & Williams, L. C. de A. (2016). VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO E DE CONSTRUCTO DA ESCALA “STUDENT ALIENATION AND TRAUMA SURVEY - R”. Avaliação Psicológica, 13(1). Recuperado a partir de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/8961
Número
Sección
Estudo Teórico
Licencia
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.