Indicadores Psicométricos do Inventário de Depressão Infantil em Amostra Infanto-Juvenil

Autores

  • Maria da Penha de Lima Coutinho Universidade Federal da Paraíba
  • Marcelo Xavier de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Denise Reinaldo Pereira Universidade Federal da Paraíba
  • Inayara Oliveira de Santana Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Depressão, Medida Psicométrica, Inventário de Depressão Infantil (CDI).

Resumo

Este estudo objetivou verificar aspectos de validade, fidedignidade e normatização do Inventário de Depressão Infantil (CDI) para uma amostra da população de crianças e adolescentes da cidade de Teresina-PI. Participaram do estudo 730 escolares, com idades entre 9 e 17 anos (M= 13,6; DP= 2,45), sendo 55,7% do sexo feminino. Efetuou-se uma análise fatorial a partir do método Maximum Likelihood-ML  e os resultados indicaram uma solução unifatorial, composta por 17 itens. Esta estrutura explicou 22,56% da variância total, com índice de consistência interna  α= 0,82 (Alfa Cronbach). Sugere-se o ponto de corte 16 para ser utilizado como screening na identificação dessa alteração psicoafetiva. Os resultados revelaram que o instrumento possui parâmetros psicométricos aceitáveis para a estrutura unifatorial mantida e reforçam sua validade e utilidade na identificação de sintomas depressivos no contexto infanto-juvenil. 

Biografia do Autor

Maria da Penha de Lima Coutinho, Universidade Federal da Paraíba

Maria da Penha de Lima Coutinho é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1978), mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (1986), doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2001) e pós- doutorado pela Universidade Aberta de Lisboa, PT. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Aspectos Psicossociais de Prevenção de Saúde Coletiva

Marcelo Xavier de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Marcelo Xavier de Oliveira é graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela UFPB e doutorando em Psicologia Social pela mesma instituição. 

Denise Reinaldo Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Denise Reinaldo Pereira é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Funcionária efetiva de nível médio do Hospital Universitário Lauro Wanderley e mestranda em Psicologia Social na UFPB. 

Inayara Oliveira de Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Inayara Oliveira de Santana é graduada em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2003), graduação em Formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e doutoranda em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba. 

Publicado

2016-09-22

Como Citar

Coutinho, M. da P. de L., de Oliveira, M. X., Pereira, D. R., & de Santana, I. O. (2016). Indicadores Psicométricos do Inventário de Depressão Infantil em Amostra Infanto-Juvenil. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9065

Edição

Seção

Estudo Teórico

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.