Escala de Engajamento Escolar: Análise de características psicométricas

Autores

  • Jéssica Elena Valle Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Carina Stelko Pereira Universidade Estadual do Ceará
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Engajamento escolar, Motivação, Desempenho acadêmico

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise fatorial e de consistência interna da Escala de Engajamento Escolar (EEE). Participaram do estudo 938 alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas localizadas em região de alta vulnerabilidade social de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Este instrumento inicialmente se compunha de 17 itens, em uma escala de sete pontos, variando de 0=Nunca a 6=Sempre. A análise fatorial pelo método de extração de máxima verossimilhança mostrou apenas um fator. A análise de consistência interna do instrumento indicou um alpha de Cronbach igual a 0.9, o que é considerado ótimo. Por fim, o EEE apresentou-se como uma ferramenta com índices de confiabilidade interna aceitáveis, sendo importante prosseguir com demais etapas de validação do instrumento.

Biografia do Autor

Jéssica Elena Valle, Universidade Federal de São Carlos

Jéssica Elena Valle é graduanda (2010-2014) em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos e bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo.

Ana Carina Stelko Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carina Stelko Pereira é Psicóloga (UFPR), Especialista em Terapia Analítico-Comportamental (Paradigma), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia (UFSCar) e Profa. Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará. Foi bolsista de Iniciação Científica durante a graduação, da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo no mestrado e doutorado. Fez estágio em Toronto (Canadá) como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa, conhecendo programas de intervenção a problemas de comportamento em crianças e adolescentes.

Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Universidade Federal de São Carlos

Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams é Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), coordena o LAPREV (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) que faz pesquisa, ensino e extensão quanto ao enfrentamento e prevenção da violência, notadamente a violência intrafamiliar e a violência na escola. Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto (Canadá), Doutorado em Psicologia Experimental (USP/SP), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. É pesquisadora do CNPq (nível 1-B).

Publicado

2016-09-27

Como Citar

Valle, J. E., Stelko Pereira, A. C., & Cavalcanti de Albuquerque Williams, L. (2016). Escala de Engajamento Escolar: Análise de características psicométricas. Avaliação Psicológica, 13(2). Recuperado de https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/9219

Edição

Seção

Estudo Teórico