Processo de construção e busca de evidências de validade de conteúdo da Equalis-OAS.
Palavras-chave:
Psicometria, Estudos de validação como assunto, Educação em saúde, Materiais de ensino.Resumo
É apresentado o processo de construção e busca de evidências de validade de conteúdo de uma escala para avaliar a qualidade dos objetos de aprendizagem da área da saúde, sob os preceitos da psicometria clássica. Considerou-se, além da fundamentação teórica coerente e análise de juízes, o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o a Razão de Validade de Conteúdo (RVC), práticas pouco alusivas nos artigos de psicologia referentes a avaliação de instrumentos psicológicos. Foi definido como critério de exclusão de um item, aquele que apresentasse IVC menor ou igual a 0,85 e ao mesmo tempo RVC menor que 0,54. De um total de 84 itens, obteve-se a eliminação de 38. Este resultado é considerado satisfatório como evidência para a validade de conteúdo. Contribui-se, assim, para a proposição de novos instrumentos voltados para o ensino na área da saúde adotando-se uma abordagem contextualizada e sistêmica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Avaliação Psicológica possui os direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos artigos da Revista em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do Editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, mais de 500 palavras de texto, Tabelas, Figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do Editor e dos autores. Os autores concordam com a divulgação do resumo, abstract ou resumen por serviços de indexação e similares, a critério da Revista. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.