Evidências de validade e normas do TEPIC-M para crianças e adolescentes

Autores

  • Izabel Hazin Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luana Metta Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rodrigo da Silva Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Daniele Caroline Leôncio Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Laura Aragão Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hedyanne Guerra Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eulália Maria Chaves Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

memória de curto prazo, avaliação psicológica, psicometria.

Resumo

O TEPIC-M é um teste que avalia a memória visual de curto prazo, validado e normatizado para a faixa etária de 17 a 89 anos. Com o objetivo de encontrar evidências de validade de critério e normas para crianças e adolescentes, este estudo contou com 542 estudantes com idades entre 06 e 16 anos de instituições de ensino públicas e privadas da cidade de Natal - RN. Verificou-se diferença estatisticamente significativa na média de acertos quando comparados os desempenhos dos participantes em função do tipo de escola (p < 0,001), bem como em função da idade (p< 0,001). Por outro lado, não foram verificadas diferenças na média de acertos entre sexos (p = 0,808). Conclui-se que o instrumento é adequado para a avaliação da memória visual de curto prazo entre crianças e adolescentes brasileiros, podendo ser utilizado em futuros estudos com essa população.

Biografia do Autor

  • Izabel Hazin, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Psicóloga (PUC-SP), doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutorada pela Universitè René Descartes - Paris V. Atualmente, é Professora Associada 2 do Departamento de Psicologia e Bolsista de Produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Luana Metta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Psicóloga (UFRN), mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

  • Rodrigo da Silva Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Psicólogo (UFRN), doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é Professor Adjunto do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral.
  • Daniele Caroline Leôncio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Psicóloga (UFRN), mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Laura Aragão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Psicóloga (UFRN), mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Hedyanne Guerra Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Psicóloga (UFRN), mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Eulália Maria Chaves Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Psicóloga (Instituto Paraibanos de Educação), doutora em Psicologia Clínica (USP/SP). Atualmente, é Professora Titular e Bolsista de Produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2019-07-16

Edição

Seção

Relato de Pesquisa

Como Citar

Evidências de validade e normas do TEPIC-M para crianças e adolescentes. (2019). Avaliação Psicológica, 18(3). https://submission-pepsic.scielo.br/index.php/avp/article/view/18223

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